CULTURA
Assembleia Legislativa entrega o Prêmio Lila Ripoll de Poesia 2019
Luiz Osellame - MTE 9500 | Solar dos Câmara - 08:53 - 15/08/2019 - Foto: Celso Bender
Agraciadas com o prêmio terão poesias reunidas em coletânea a ser lançada na Feira do Livro de POA
Agraciadas com o prêmio terão poesias reunidas em coletânea a ser lançada na Feira do Livro de POA

Em solenidade realizada na noite desta quarta-feira (14), na Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara, a Assembleia Legislativa fez a entrega de medalhas, diplomas e menção honrosa aos vencedores do Prêmio Lila Ripoll de Poesia 2019.

Na 14ª edição do Prêmio Lila Ripoll de Poesia, foram inscritas 770 poesias, de 348 poetas de diversos estados brasileiros e Distrito federal e de países como Portugal, Estados Unidos, Japão e Moçambique.

Ao receber a premiação pela primeira colocação do Prêmio Lila Ripoll de Poesia 2019, com a poesia “Ombros”, Thamires Andrade Reis, de São Paulo, agradeceu a Assembleia Legislativa e a Comissão Julgadora pela realização do certame e destacou que estes são tempos difíceis para autores, para a poesia, para artistas, cientistas e estudantes. “Estou muito feliz de estar aqui e quero dedicar este prêmio a todas as mulheres que carregam o universo nos ombros todos os dias. E como estou no Rio Grande do Sul, quero dedicar este prêmio a Dilma Rousseff “.

Poesias vencedoras

1º Lugar: Ombros”, de Thamires Andrade Reis (São Paulo – SP)

2º Lugar: “Mediterrâneo”, de Isadora Dutra (Porto Alegre – RS)

3º Lugar: Transbordamento”, de Luciane Maria Lopes (Mirassol – SP)

 Menção honrosa

  • Sombras de Mali”, de Cris Dakinis (São Pedro da Aldeia – RJ)
  • Sina, de João Elias Antunes de Oliveira (Taguatinga – DF)
  • As pólvoras”, de José Felipe Haffner (Porto Alegre – RS)
  • Poema sem título 1”, de Plínio Feijó Alva Zuniga (São Paulo – SP)  
  • Eu nunca pedi para estar aqui”, de Laura Guzinski da Silva (Porto Alegre – RS)
  • Nascimento”, de Adriana bandeira (Montenegro – RS)
  • Superfícies”, de Adriana Bandeira (Montenegro – RS)
  • A maçã de fogo na árvore genealógica”, de Daphine Moraes Couto (Porto Alegre – RS)
  • Em cada esquina”, de Alex Alexandre da Rosa (Jundiaí – SP)
  • O faroeste no eclipse da humanidade”, de José Ronaldo Siqueira (Mutum – MG)

Comissão julgadora
A comissão julgadora do Prêmio Lila Ripoll de Poesia 2019 foi composta por Renata Fonseca Wolff, Maria Valesca Santos de Assis, Laís Chaffe, Paulo Henrique Teixeira de Souza (Gujo Teixeira) e Cristiano Dias Vieira.

Sobre a poeta Lila Ripoll
Gaúcha de Quaraí, Lila Ripoll viveu de 1905 a 1967. Ela foi poeta, professora, pianista, jornalista e militante sindical. Colaborou para diversos jornais e revistas do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, como o Correio do Povo, A Tribuna Gaúcha e a Revista Horizontes. Um de seus livros dedicados a protestar contra desigualdades, “Novos Poemas” (1951), levou a autora a receber o Prêmio Pablo Neruda da Paz.

Presenças
Participaram da solenidade a diretora do Departamento de Cultura da AL, Mariana Gonzáles Abascal, o coordenador da Divisão de Prêmios e Promoções Culturais, Rafael de Aguiar Pereira, representantes da Comissão Organizadora do Prêmio, representantes dos deputado Luiz Marenco (PDT) e Fran Somensi (PRB). Também presentes Maria Angélica Grazziotin, membro da Academia Caxiense de Letras e as agraciadas com menção honrosa no Prêmio Lila Ripoll de Poesia 2019, Laura Guzinski, Adriana Bandeira, Daphine Moraes Couto e Ivani Milani, representando José Felipe Haffner.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Prêmio Lila Ripoll de Poesia

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30