SEMANA FARROUPILHA
Acendimento da Chama Crioula marca o início da Semana Farroupilha da ALRS
Luiz Osellame - MTE 9500 | Solar dos Câmara - 12:33 - 14/09/2019 - Foto: Luiz Osellame
Em cerimônia realizada na manhã deste sábado (14), na Esplanada do Palácio Farroupilha, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Luís Augusto Lara (PTB), recebeu a centelha da Chama Crioula, e acendeu o candeeiro crioulo do Parlamento gaúcho. A solenidade marca o início da Semana Farroupilha na ALRS, que vai de 14 a 20 de setembro.  
 
Lara saudou e agradeceu a presença de autoridades e representantes de entidades tradicionalistas nesta data tão importante para todos os gaúchos, destacando que a solenidade também marca a reinauguração da Esplanada do Palácio Farroupilha, que passou por uma reforma completa e que hoje volta a ficar aberta para toda a comunidade gaúcha.
 
“Fizemos uma revolução quando este Estado não achava mais lugar para a prosperidade e quando a carga tributária impedia que o povo gaúcho prosperasse. Os gaúchos se levantaram para que o governo central tivesse respeito pelos estados e criasse uma federação, e tivéssemos a nossa república. Foi a mais longa epopeia da história brasileira, que durou dez anos”, sublinhou Lara, ao comparar o momento da Revolução Farroupilha e as dificuldades atuais enfrentadas pelo Estado.
 
Ao falar sobre as dificuldades financeiras enfrentadas pelo Rio Grande do Sul, Lara destacou; “Isso nos conclama a fazermos a nossa mobilização, como no passado ocorreu. Buscarmos soluções para que o Rio Grande do Sul saia da crise”.
 
Presenças
Também participaram da solenidade desta manhã o governador em exercício, Ranulfo Vieira Junior; o vice-presidente do Tribunal de Justiça RS, desembargador Túlio Martins; o representante do Ministério Público RS, promotor  Sandro Maronis; o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Nairo Calegaro; o patrono dos festejos Farroupilhas,  Cesar Oliveira; o vice-presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Reginaldo Pujol; deputados  estaduais, Ernani Polo (PP) e Franciane Baier (PSB); a Consul do Uruguai em Porto Alegre, Sra. Liliana Buonomo; a Secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araújo; o Major Marcelo Gomes Almeida; a representante do Tribunal de Contas RS, Conselheira Substituta, Eloisa Piccinini; a diretora geral do IGP, Heloisa Helena Kuser; a diretora do Departamento de Cultura ALRS, Mariana González Abascal;  o Subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Lúcio Alex Ruzicki; a Primeira Prenda Farroupilha, Gabriela Sarturi Rigão; o Primeiro Peão Farroupilha, Micael Feliciano Lopes; familiares de Paixão Cortes, Marina Paixão Cortes, Carlos Paixão Cortes e Ana Paixão Cortes, além de alunos do Colégio Tiradentes, Banda da Brigada Militar e de representantes de entidades ligadas ao tradicionalismo gaúcho.
 
Programação
Abertura oficial da Semana Farroupilha 2019
No dia 18 de setembro, às 14 horas, no Plenário 20 de Setembro, acontece a Sessão Solene da Semana Farroupilha do Parlamento gaúcho.
 
Exposição fotográfica
Às 17h do dia 18 de setembro, no Espaço de Exposições Deputado Carlos Santos (ALRS), será aberta oficialmente a exposição fotográfica de Henrique Fagundes da Costa e Eduardo Rocha, intitulada: Influência – A Construção da Identidade Gaúcha.  São 20 telas de 40 x 60 centímetros com revelação em papel fotográfico e aplicados em bastidor. As obras podem ser visitadas de 9 a 20 de setembro, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 18h30, com entrada gratuita.
 
Sarau Especial
O Sarau do Solar Especial de 18 de setembro, às 19 horas, no Teatro Dante Barone, recebe a cantora Tatiéle Bueno, no espetáculo intitulado Show Sul-Americano. A apresentação, que tem entrada franca, valoriza a história e a cultura do Rio Grande do Sul e incorpora canções de países vizinhos. Integram o repertório composições como Gaudêncio Sete LuasHorizontes, Cordas de Espinhos e Merceditas, entre outras.
 
Encerramento
A solenidade de encerramento da Semana Farroupilha do Parlamento gaúcho acontece no dia 20 de setembro, com a extinção da Chama Crioula.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Acendimento da Chama Crioula

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30