ARTIGO
A Revolução Farroupilha não terminou
Sérgio Turra* | PP - 15:29 - 17/09/2019
Mais uma vez, estamos comemorando – com muito orgulho! – a Semana Farroupilha. Esta data tão importante para nós, gaúchos, enseja, no entanto, uma reflexão: passados quase dois séculos, não estamos em situação parecida com a de nossos antepassados?
 
Afinal, ainda lutamos contra a centralização de poder no Governo Federal. De um lado, temos Estados e Municípios desprestigiados, em flagrante descompasso com o que deveria ser um verdadeiro modelo de Federação. De outro, uma União hipertrofiada, toda poderosa, que dita as regras de modo...imperial.
 
Por conta dessa distorção, os governos gaúchos do século XXI vivem uma situação de penúria, sem recursos para investir em saúde, segurança, educação, ou mesmo para pagar seus servidores em dia.
 
A situação dos municípios é tão ou mais grave que a do Estado. De cada R$ 100 de tributos gerados por nossos municípios, apenas R$ 18 retornam paras as comunidades. Transferem-se recursos de quem pouco tem para quem muito possui – a União, que nem sempre os utiliza de maneira equilibrada e justa. Pior: cada vez que os gastos federais extrapolam as metas estabelecidas pelos governos do Planalto, somos penalizados com novos  impostos.                     
 
Por muito menos fomos à guerra contra o Império!
 
Outra vez estamos diante de um impasse. Só que, desta vez, em lugar de lanças e mosquetes, nossas armas serão a lei, a união e a busca de justiça. Para além de nossas eventuais diferenças políticas e ideológicas, precisamos nos unir em torno de um projeto comum: o resgate da soberania do Rio Grande.
 
Para honrar o sangue farrapo, e vencermos essa “ímpia e injusta guerra”, precisamos começar pela construção de um Pacto Federativo que devolva autonomia aos Estados e Municípios.  
 
Comemoremos, pois, o 20 de Setembro com muito orgulho no peito, mas cientes de ainda teremos pela frente muitas “revoluções” a serem vencidas para devolvermos ao Rio Grande o lugar de destaque que sempre ocupou na vida brasileira.
 
*Deputado estadual (PP)
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA, DESPORTO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
COMISSÃO DE CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA, DESPORTO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
RIO GRANDE EM PAUTA
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30