ElesPorElas
Assembleia exibe o documentário “O Silêncio dos Homens” nesta quarta-feira
Marinella Peruzzo - MTE 8764 | Agência de Notícias - 11:00 - 23/09/2019 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Divulgação
A Assembleia Legislativa, em parceria com o Comitê Gaúcho Impulsor do Movimento ElesPorElas (HeForShe), promove a estreia do documentário “O Silêncio dos Homens”, no dia 25 de setembro (quarta-feira), às 17h, no Teatro Dante Barone. Produzido pelo site PapodeHomem, com apoio institucional da ONU Mulheres Brasil, o filme investiga as dores, obstáculos, valores, qualidades e processos de mudança dos homens.

O encontro é dirigido a deputados e servidores da Assembleia, mas será aberto ao público. A ideia é convidar os homens a refletirem sobre o modelo de masculinidade que se impõe a eles e como isso acaba por silenciá-los ao longo da vida. Após a exibição, haverá uma roda de conversa sobre os pontos apresentados no filme.

Conforme dados de uma pesquisa que envolveu mais de 40 mil homens no país, sete em cada dez deles afirma lidar com um algum tipo de distúrbio emocional, como ansiedade, depressão, vício em álcool, entre outros.

O convite para a exibição foi feito pelo presidente da Frente Parlamentar de Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, deputado Edegar Pretto (PT), ao presidente do Parlamento, deputado Luís Augusto Lara (PTB), que o retransmitiu aos demais parlamentares. “O essencial é a mudança cultural", afirma Pretto, observando que o silêncio muitas vezes está na raiz de diversos outros problemas como o machismo e a violência doméstica.

Os índices de violência contra as mulheres apresentam números crescentes em todo o país. No Rio Grande do Sul, de janeiro de 2012 até junho deste ano, 706 mulheres foram assassinadas, vítimas de feminicídio. No mesmo período, foram 11.406 estupros consumados. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Estado em levantamento do Comitê Gaúcho ElesPorElas.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Documentário O Silêncio dos Homens

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
CONSCIÊNCIA NEGRA
COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA
COMISSÕES DE ECONOMIA E DE FINANÇAS
COMISSÃO DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30