ESCOLA DO LEGISLATIVO
Assembleia promove 51ª edição do Deputado por um Dia no dia 7 de outubro
Marinella Peruzzo - MTE 8764 | Agência de Notícias - 09:00 - 04/10/2019 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Guerreiro
Estudantes da 7ª série até o 3º ano do Ensino Médio participam do programa
Estudantes da 7ª série até o 3º ano do Ensino Médio participam do programa

A Assembleia Legislativa, por meio da Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan, promove nesta segunda-feira (7), a 51ª edição do programa Deputado por um Dia. A iniciativa, criada em 1999, tem como objetivo proporcionar a alunos das redes pública e privada, da 7ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a experiência de atuar como deputados, discutir e votar projetos de lei na Sessão Plenária do Estudante.

A coordenadora do programa, Sônia Brambilla, informa que este ano, pela primeira vez, foi escolhido um tema para os projetos de lei elaborados pelos estudantes. Os projetos deverão tratar de meio ambiente. “A intenção é que as escolas discutam um assunto prioritário para o estado, assim como os deputados elegem suas pautas”, explica. Segundo a coordenadora, os estudantes se apropriaram do tema criando projetos muito interessantes sobre desenvolvimento sustentável, uso de sacolas biodegradáveis, agrotóxicos e reaproveitamento da água, por exemplo.

Para a diretora da Escola do Legislativo, Gislaine Monza, é um dia de muita atividade na Assembleia Legislativa, quando os alunos aprendem sobre política e cidadania e sobre o papel do Legislativo no Estado Democrático. “É uma oportunidade para que entendam a importância da política, que faz parte do nosso dia a dia, e para a formação de jovens lideranças”, observou. 

Os estudantes serão recepcionados às 10 horas no Vestíbulo Nobre do Palácio Farroupilha. Às 10h30, participam da cerimônia de abertura do evento, no Teatro Dante Barone, que contará com apresentação grupo de música e dança da ONG Sol Maior. Logo a seguir, em reunião dos Líderes de Bancada, na sala da Presidência, discutirão a pauta de votação da Sessão Plenária do Estudante, que se realiza a partir das 14 horas no Plenário 20 de Setembro.

Participam desta edição do programa estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Militina Pereira Alvarez, de São Borja, da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Rech, de Passa Sete, da Escola Estadual de Ensino Médio Tuiuti, de Gravataí, do Colégio Estadual Pe. Colbachini, de Nova Bassano, da Escola Estadual de Ensino Médio João Przyczynski, de Guarani das Missões.

Veja a programação:

10 horas: Recepção às Escolas participantes, no Vestíbulo Nobre.
10h30min: Abertura oficial do Programa, no Teatro Dante Barone.  Apresentação artística da ONG Sol Maior, com grupo de música e dança.
11h30min: Reunião com os Líderes das Bancadas, na Sala da Presidência.
14 horas: Sessão Plenária do Estudante, no Plenário “20 de Setembro”.
17 horas: Encerramento do Programa, no Vestíbulo Nobre.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputado Por Um Dia

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30