SAÚDE
Aprovado projeto de Mainardi que cria política estadual de atenção às pessoas com doenças raras
João Ferrer - MTE 8078 | PT - 16:34 - 01/10/2019 - Foto: Mauro Mello

O projeto que institui a política estadual de atenção, diagnóstico e tratamento às pessoas com doenças raras foi protocolado pelo deputado Luiz Fernando Mainardi, do PT, em 2015, mas só agora foi votado e aprovado pelo plenário da Assembleia Legislativa. O projeto (PL 242 2015) obteve 49 votos favoráveis e nenhum contrário.

“Trata-se de um projeto que pretende ajudar ao Executivo a organizar uma política sistêmica, que preveja atendimento à população atingida por essas moléstias. Temos um centro de referência no Hospital de Clínicas, mas uma contratualização ainda insuficiente com o SUS, o que dificulta muito o acesso ao diagnóstico e aos tratamentos que são disponibilizados”, justifica o deputado Mainardi.

Segundo o deputado, a iniciativa prevê um conjunto de orientações, metas e ações do poder Executivo para atender as demandas de uma população cada vez mais significativa que sofre com doenças raras e encontra dificuldades para o tratamento.

São cerca de oito mil moléstias catalogadas como doenças raras que acometem algo em torno de 7,5% da população brasileira. No Rio Grande do Sul, estima-se a existência de uma população de quase 700 mil pessoas que possuem uma ou outra dessas moléstias.

Algumas das moléstias raras com incidência no estado são a Atrofia Muscular Espinhal, Doença de Crohn, Distrofia Muscular e Glicogenose.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Instalação da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Doenças Raras

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30