MANDATO
Assembleia começa a pagar dívidas do IPE por solicitação do deputado Pepe Vargas
Vania Lain - MTE 9902 | PT - 12:09 - 02/10/2019 - Foto: Celso Bender

O deputado Pepe Vargas (PT) criou a subcomissão para tratar dos problemas ligados ao IPE Saúde e que prejudicam mais de 1 milhão de usuários. Hoje o IPE Saúde passa por uma de suas piores crises, sofre com atrasos nos repasses, principalmente do executivo e legislativo, fecha agências locais e regionais e precariza o atendimento.

“O sistema tem muitas críticas quanto a cobertura do atendimento, muitas críticas quanto a falta de agências do IPE em algumas regiões do estado e problemas na gestão. Precisamos debater todo este conjunto de temas que envolve o IPE, ele é um instituto extremamente importante no sistema de saúde do Rio Grande do Sul.”

Buscando uma solução imediata, o deputado encaminhou a presidência da AL um ofício solicitando que parte da dívida, relativa ao período de abril de 2018 a julho de 2019 que soma R$1.625,268,12 fosse paga o que deve acontecer nos próximos dias.

“ O pagamento é uma primeira conquista, mas precisamos ainda debater outros problemas que podem ser solucionados. Precisamos buscar a  democratização da gestão do IPE, garantir a paridade da gestão , dar cobertura para determinadas áreas a exemplo da anestesia, onde é feito só um ressarcimento, é preciso que o IPE Saúde passe a gerir sua relação com os prestadores de serviço.”

 As audiências sobre a situação do IPE Saúde vão acontecer em todo o estado e os temas debatidos são: qualidade do atendimento nas regiões e municípios, dívidas dos Poderes e Órgãos com o IPE Saúde e alienação por parte do Estado de imóveis “pertencentes ao IPE Saúde”.

 A primeira audiência pública da subcomissão, ligada à Comissão de Segurança e Serviços Públicos e proposta pelo deputado Pepe Vargas, acontece neste dia 3 de outubro de 2019, quinta-feira, às 18h30, na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Sessão Plenária

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30