SAÚDE
Alto Uruguai terá nova referência em cardiologia
Irineu Fontela - MTE 17690 | PL - 11:57 - 03/10/2019 - Foto: Irineu Fontela

O Hospital de Clínicas de Passo Fundo será a nova instituição de referência em cardiologia para região do Alto Uruguai. O confirmação foi realizada na reunião com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, nesta quarta-feira (2), em Porto Alegre. O pleito foi encaminhado pelos representantes da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau), prefeitos Neri Montepó (Campinas do Sul) e Lírio Zarichta (Três Arroios), que participaram do encontro acompanhados pelo deputado Paparico Bacchi (PL) para apresentar à secretária os problemas que enfrentam os gestores municipais nos hospitais regionais.

Até o momento, o Hospital São Vicente de Paulo é a única instituição de referência no atendimento cardiológico por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) para os pacientes de 32 municípios que integram a Amau. Os leitos disponíveis na instituição de referência não são suficientes à demanda da região e o fato preocupa os prefeitos e o parlamentar que intermediou o encontro com a secretária Arita Bergmann. “A gestão na área da saúde tira o sono de muitos prefeitos”, salientou o deputado Paparico Bacchi.

Os argumentos apresentados na reunião impactaram a secretária de saúde. Arita Bergmann priorizou a demanda e confirmou que o assunto estará na pauta da próxima reunião da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), que ocorre na terça-feira (8). Conforme a legislação do SUS, as comissões de intergestores são responsáveis pela pactuação, organização e funcionamento das ações e serviços integrados nas redes de atenção à saúde.


Projetos municipais

Entre os assuntos em pauta, os prefeitos solicitaram orientações a respeito de projetos que pretendem executar no âmbito municipal. Lírio Zarichta, prefeito de Três Arroios, destacou as adequações no Hospital Beneficente São Leonardo para implementação do centro de convivência à saúde do idoso. De acordo com a secretária Arita, o governo estadual irá lançar em breve um programa específico na área e os gestores municipais poderão realizar os encaminhamentos administrativos para credenciamento com o Estado.

O prefeito Neri Montepó afirmou que a administração quer investir na construção de um novo centro cirúrgico no Hospital Municipal de Campinas do Sul. Neste contexto, a secretária Arita Bergamann salientou a importância do projeto de viabilidade que aponte os custos de manutenção e não somente o de construção da estrutura. De acordo com a secretária, o projeto tem que ser feito em conjunto com a coordenadoria regional de saúde para apontar em quais complexidades há lacunas na região.

“Melhorar a infraestrutura, ampliar o atendimento e fortalecer os hospitais de pequeno porte é fundamental para desafogar a demanda dos hospitais regionais de alta complexidade. Esta foi uma das minhas prioridades como presidente da Associação dos Municípios da Região Nordeste (AMUNOR), durante minhas gestões como prefeito de São João da Urtiga, no período de 2009 até 2016”, salientou o deputado Paparico Bacchi - que mantém a pauta como uma das prioridades do seu trabalho no parlamento gaúcho.


Saúde preventiva


Paparico Bacchi, que preside a Frente Parlamentar em Defesa das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) na Assembleia Legislativa, aproveitou o encontro para apresentar o relatório de ações realizadas no interior do Estado. Desde abril de 2019, foram realizados oito encontros regionais com autoridades e profissionais da área da saúde de 68 municípios, tendo como objetivo o diálogo sobre a importância das PICS para proporcionar mais qualidade de vida à população e economia às administrações municipais.

O deputado destacou que as inciativas buscam inverter a lógica de investir recursos públicos somente no tratamento de doenças, ressaltando aos prefeitos, vereadores e secretários municipais a importância dos projetos e ações que atuem de forma preventiva.

Também participaram da reunião o administrador do Hospital de Clínicas de Passo Fundo, Luciney Boher, o médico Tiago Vendruscolo, a coordenadora da frente parlamentar das PICS, Márcia Jacobsen, e o assessor parlamentar, Genoir Floreck.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30