SAÚDE
“O novo Santa Terezinha não é um luxo, é uma necessidade”, diz Paparico Bacchi
Antonio Grzybowski - MTE 13273 | PL - 08:49 - 07/10/2019 - Foto: Antonio Grzybowski

A união de prefeitos resultou na coletou de mais de 35 mil assinaturas em defesa da construção de um novo prédio para o Hospital Santa Terezinha de Erechim. A mobilização foi concretizada por meio de um requerimento coletivo assinado por lideranças e usuários da saúde pública de 96 municípios das regiões Nordeste, Produção e Alto Uruguai. O documento endereçado ao coordenador da bancada federal gaúcha no Congresso Nacional, deputado Giovani Cherini (PL), foi entregue simbolicamente na última sexta-feira (4) ao deputado federal Dionilso Marcon (PT), em Aratiba, durante assembleia geral dos prefeitos que integram a Associação de Municípios do Alto Uruguai.

O presidente da Associação dos Municípios do Nordeste Rio Grandense e prefeito de Sananduva, Leomar Foscarini, o vice-presidente da Associação de Municípios da Região da Produção e prefeito de Iraí, Antonio Vilson Bernardi, também estiveram presentes no encontro coordenado pelo e presidente da Associação de Municípios do Alto Uruguai e prefeito de Marcelino Ramos, Juliano Zuanassi.

Causa de todos
O deputado Paparico Bacchi (PL), articulador do movimento, agradeceu ao empenho de prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais de saúde, que segundo o parlamentar uniram forças em torno desta importante demanda da área da saúde pública.

 “O novo projeto do Hospital Santa Terezinha não é um luxo, é uma necessidade. O engajamento coletivo mostra que esta instituição de saúde, referência para mais de 600 mil usuários do Sistema Único de Saúde, é uma causa de todos, sem cores partidárias”, afirma o líder da bancada do PL na Assembleia Legislativa.

O pedido aos deputados federais é pela indicação de emenda de bancada no valor de R$ 20 milhões ao orçamento da União para 2020. A previsão é que serão necessários R$ 120 milhões para edificar o “Novo Santa”. A decisão dos deputados deverá ocorrer no dia 10, quando a bancada se reúnem novamente para eleger os projetos prioritários para o RS.

Apelo
O prefeito de Erechim Luiz Francisco Schmidt (PSDB) aproveitou o momento para cobrar atenção do governo em relação a necessidade de repactuar o contrato de prestação de serviços do hospital. De acordo com Schmidt a baixa remuneração do SUS e não cobre os custos dos atendimentos e onera o município que precisa aportar recursos mensais para cobrir o déficit.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30