Educação
Rede Estadual de Ensino - Revogação das enturmações na 1ª CRE é solicitada ao MP
Marta Resing - MTE 5045 | PT - 16:19 - 09/10/2019 - Foto: Josias Bervanger
Recomendação do Ministério Público (MP) à Secretaria Estadual de Educação (Seduc) para que seja revogada a orientação da 1ª Coordenadoria Regional (CRE) para que as escolas façam a enturmação foi solicitada na manhã desta quarta-feira (09) à Promotoria de Justiça da Educação do MP/RS.

Enquanto na frente do prédio diversos alunos e representantes da comunidade escolar protestavam contra a medida, o pedido era encaminhado  na audiência com a promotora Danielle Bolzan, pela deputada Sofia Cavedon, presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa; representações da Escola Estadual Parobé e a presidente da Umespa, Vitória Cabreira. 

Sofia Cavedon relatou a série de reuniões e audiências na Comissão de Educação com a Secretaria para tratar do assunto, onde a Secretária Adjunta garantiu que esta não é à política da Secretaria para este ano. "A Seduc diz que as modificações serão determinadas para o ano que vem, mas na prática a 1ª CRE já está realizando as enturmações", afirmou a deputada. 

O prejuízo da enturmação para os alunos, na reta final do calendário letivo, é grave, pois consiste em troca de professores, mudando a metodologia e a avaliação, e perda de referência de turma, além de afetar o planejamento dos professores, destacou a parlamentar.

Daniele Bolzan solicitou que sejam encaminhados ao MP os casos concretos de alunos afetados e as situações específicas de cada escola, para que seja instaurada a abertura de Inquérito Civil referente a cada instituição. Entre as escolas, localizadas na região, que já denunciaram a enturmação estão: Colégio Júlio de Castilhos, Cândido José de Godói e Escola Técnica Irmão Pedro e Parobé.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
COMISSÃO DE SEGURANÇA E SERVIÇOS PÚBLICOS
COMISSÃO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E COOPERATIVISMO
FRENTE PARLAMENTAR
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30