VALE DO PARANHANA
Dalciso comemora nova maternidade do Hospital Bom Pastor
Daniela Miranda - MTE 8870 | PSB - 17:01 - 10/10/2019 - Foto: Vanderlei Scherer

Com a presença da secretária de Saúde do RS, Arita Bergmann, foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (10), a nova unidade de atendimento de obstetrícia do Hospital Bom Pastor, em Igrejinha. A contratualização entre o Governo do Estado, a prefeitura municipal e o hospital contou com a articulação direta do deputado estadual Dalciso Oliveira (PSB) que, desde o início do mandato, vem mantendo reuniões junto aos órgãos públicos, promovendo encontros e buscando viabilizar a parceria. “É realmente um momento muito emocionante. Poder entregar esta maternidade moderna, totalmente equipada para atender a comunidade depois de tantos anos é uma prova de que trabalhando com dedicação, união, compromisso e responsabilidade conseguimos melhorar os serviços públicos. Aqui estamos garantindo mais dignidade para as mulheres neste momento único”, declarou Dalciso.

A maternidade atenderá a comunidade regional com referência para Igrejinha, Cambará e São Francisco de Paula e terá capacidade para realizar 46 nascimentos por mês, entre partos e cesáreas. O valor contratado é de R$ 110.490,00 mensais, o que equivale a mais de 4,3 milhões até o final de 2022. Arita Bergmann, afirmou que é um momento de celebração da vida. “A abertura da maternidade Bom Pastor é fruto de um trabalho de união, entre a instituição, a comunidade, o município, e o deputado Dalciso Oliveira que teve um papel muito importante”. A secretária destacou ainda que o centro obstétrico passa a oferecer para a comunidade local e dois municípios de referência, uma maternidade com excelente infraestrutura.

João Schmitt, diretor do Hospital Bom Pastor, tratou o momento como fato histórico. “Hoje certamente inauguramos uma das melhores maternidades de todo o RS. “O bloco foi construído de acordo com todas as normas da legislação atual, com toda a segurança. Temos equipe especializada, equipamentos modernos e quartos privativos com acompanhantes”, explicou.

O prefeito de Igrejinha, Joel Wilhelm, fez referência à simbologia da data. “Este momento, às 10 horas, do dia 10 de outubro de 2019, está sendo eternizado. Pela primeira vez teremos aqui em Igrejinha uma maternidade SUS nota 10. Com plantão obstétrico permanente 24h. Nosso compromisso é cada dia mais melhorar todos os serviços públicos. Acreditamos muito no SUS, e aqui é um grande exemplo de como o SUS pode dar certo”, ressaltou. Já a Secretária da saúde de Igrejinha, Simone Amaral, afirmou ser um enorme avanço pra região, trazendo um maior acolhimento para a hora do parto que é um momento muito especial para todas as mulheres.

A atividade contou com a presença da delegada da 1º Coordenadoria Regional de Saúde, Maria Luíza Suarez Moraes; da diretora do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial do Estado, Lisiane Fagundes; da diretora do Departamento de Ações em Saúde do Estado, Ana Costa; do vice-presidente da Associação Beneficente de Igrejinha, Glaumir Pedro Kaiser; da Promotora de Justiça, Brenusa Marquardt Corleta; do presidente do Conselho Municipal de Saúde de Igrejinha, Jackson Muller; do secretário de Administração e Desenvolvimento Econômico de Igrejinha, Leandro Horlle; do presidente da Câmara Municipal de Igrejinha, João Batista Lopes dos Santos; do secretário de saúde de São Francisco de Paula, Itamar Rosa de Leon; e dos vereadores Carlinhos Michaelsen, Carlos Rivelino Karloh, Clóvis Werb, Dirceu Linden Jr., Guto Scherer, Juliano Muller de Oliveira e Neimar Luiz Parreira.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30