AGRICULTURA FAMILIAR
Deputado Weber defende suspensão de normativas do leite
Patricia Meira Cardoso - MTE 9327 | PSB - 13:19 - 15/10/2019 - Foto: Vinicius Reis

Integrante da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, o deputado Elton Weber (PSB) defendeu, na manhã desta terça-feira (15), durante a audiência pública, no Dante Barone, que Ministério da Agricultura suspenda a implementação das Instruções Normativas nº 76 e 77, em vigor deste maio. As normativas alteram regras de entrega, coleta e transporte do leite no país.

Para o deputado, as normas só poderiam entrar em vigor novamente após os governos garantirem as condições de logística e infraestrutura necessárias. De acordo com Weber, não é possível atender a diversas obrigatoriedades com rede de energia elétrica precária, estradas e acessos sem manutenção e a dificuldade de uso de celulares e Internet por causa do sinal, fraco ou inexistente.

Além da carência de infraestrutura, o parlamentar ressalta que o atual preço pago ao produtor - em média R$ 1 o litro – mal cobre o custo, tornando a renda do agricultor insuficiente para fazer investimentos e se adequar. Segundo dados setoriais, 35 mil agricultores abandonaram a atividade no último ano no Estado.

Weber cobrou que o governo do Estado assuma o compromisso de marcar uma audiência em Brasília para tratar não só das Instruções, mas de políticas públicas para a agricultura familiar. “No momento que nós estamos vivendo, de baixo preço do leite, eles vem com essas instruções normativas? Implantar essas normas com infraestrutura precária, num setor em que tem agricultor recebendo R$ 0,92 pelo litro? Aí fica difícil, o pessoal vai parar de produzir, vai ter que ir embora do campo”, advertiu o deputado.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Segurança e Serviços Públicos e Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo promovem audiência pública

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30