55ª LEGISLATURA
Missionário Solon Pereira Soares recebe Medalha do Mérito Farroupilha
Sheyla Scardoelli* - MTE 6727 | Agência de Notícias - 13:30 - 16/10/2019 - Foto: Luiz Morem

O presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular do Rio Grande do Sul, missionário Solon Pereira Soares, foi agraciado com a Medalha do Mérito Farroupilha, em cerimônia realizada na manha desta quarta-feira (16) no Salão Júlio de Castilhos. A entrega da medalha, honraria máxima da Assembleia Legislativa gaúcha, foi proposta pelo deputado Airton Lima (PL). Familiares, pastores e demais integrantes da Igreja do Evangelho Quadrangular marcaram presença na homenagem. A deputada Franciane Bayer (PSB) representou a presidência do parlamento gaúcho.

O deputado Airton Lima (PL) ressaltou a simplicidade de seu homenageado e amigo. “O Solon é uma pessoa mais do que apta para receber esta justa honraria. Antes de vir para cá, há 19 anos atrás, já ouvia falar do seu trabalho. Quando o conheci, o que mais me surpreendeu foi a sua simplicidade. Não tem máscara: ele é o que é, em qualquer lugar”, enalteceu.

O agraciado lembrou o martírio de Cristo para expressar a alegria com que recebia a comenda. "Gostaria de fazer uma homenagem a Jesus Cristo. Hoje recebo uma medalha, e o maior defensor da humanidade recebeu uma coroa de espinhos. Me sinto muito honrado." Solon agradeceu a presença na cerimônia de seus companheiros de fé. “Desejo a todos os presentes que o cantar do galo pela manhã traga sempre uma nova esperança. E também para a caminhada política desta Casa Legislativa, que é a caixa de ressonância do povo gaúcho".

Representando a presidência da Casa Legislativa, a deputada Franciane Bayer (PSB) comenta a honra em condecorar o missionário Solon. “É um grande e justo reconhecimento ao seu trabalho como missionário. Gosto de dizer que, mais do que títulos, precisamos de propósito e missão em nossas vidas.  Esta homenagem reconhece que o senhor ouviu o seu chamado, e cumpre dignamente o seu propósito”.

Currículo**
Solon Pereira Soares é natural de Uruguaiana, nascido em 19 de setembro de 1949. Ainda jovem começou a auxiliar seu pai em serviços gerais. Foi empregado no ramo de panificação em sua juventude, e tornou-se empresário no mesmo segmento.

Ao completar 17 anos passou a frequentar a Igreja do Evangelho Quadrangular eum Uruguaiana. Por seu amor pela obra de Jesus e por se dedicar tanto à Igreja foi chamado para ser pregador do Evangelho, dando a partir daí seus primeiros passos no exercício do ministério pastoral.

Em 1983, devido à sua influência e carisma junto à população de seu município, o missionário Solon Soares - como gosta de ser chamado - tornou-se vereador pelo MDB. Em 26 de outubro de 1984 recebeu a Láurea Cruz da Igualdade, Liberdade, Fraternidade, no grau de comendador, concedida pela Ordem Internacional dos Jornalistas em São Paulo.  Em 30 de outubro de 1987, recebeu o título de doutor Honoris Causa em Teologia pela Faculdade de Ensinos Teológicos de São Paulo.

Solon Soares foi membro do Conselho Nacional de Diretores da Igreja do Evangelho Quadrangular como 3° tesoureiro. Em 2010 assumiu a presidência da Igreja do Evangelho Quadrangular no Rio Grande do Sul, onde permanece até hoje. Sob sua gestão a IEQ teve grande avanço, com a abertura de novas obras e amplo trabalho social em todo o estado. Atualmente a igreja conta com 989 templos e 327 congregações, 3.382 pastores e aproximadamente 100 mil membros.

* Com informações de André Cardoso - estagiário de Jornalismo
** Com informações da assessoria do gabinete parlamentar

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Entrega da Medalha do Mérito Farroupilha - Solon Pereira Soares

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30