HOMENAGEM
Deputada Luciana Genro entrega medalha a Yalorixá Iyá Vera Soares de Oyá Ladjá
Juliana Elisa de Almeida - MTB 13167 | PSOL - 16:59 - 16/10/2019 - Foto: Celso Bender

A deputada Luciana Genro (PSOL) entregou a medalha da 55ª Legislatura a Yalorixá Iyá Vera Soares de Oyá Ladjá. É a primeira vez que a honraria de uma legislatura é concedida a uma autoridade tradicional de matriz africana. A deferência aconteceu durante o Grande Expediente da parlamentar nesta quarta (16/10), em homenagem aos povos tradicionais de matriz africana. 

"A homenagem é também é uma tentativa de sensibilizar esta casa legislativa para as pautas desse povo tão importante para a constituição do Brasil enquanto nação. Desde que chegaram aqui, entretanto, enfrentam muito preconceito e discriminação. A luta da Mãe Vera é histórica contra o racismo e a intolerância e merece o devido reconhecimento por parte desta Casa, como já é reconhecida fora daqui", destaca a deputada Luciana Genro, uma das coordenadoras da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Tradicionais da Assembleia Legislativa.

A Yalorixá Iyá Vera Soares é coordenadora do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, mãe de cinco filhos, nascida em Porto Alegre e formada técnica de enfermagem pela UFRGS. É uma militante histórica do movimento negro e da luta pela sobrevivência e resistência dos povos tradicionais. 

"É histórico receber essa medalha. É um reconhecimento da nossa luta e representa muito. A deputada Luciana Genro teve a sensibilidade e a coragem de colocar essa pauta na mesa dessa casa legislativa em busca das ações afirmativas. Tenho certeza que é o primeiro passo para reparar o nosso povo", declarou a yalorixá Vera Soares.

Estiveram na mesa do plenário a Yalorixá Vera Soares de Oyá Ladjá, a filha de santo Cris de Oyá, o Dion de Oxum, o Tiago de Bará e a Develyn de Oxum, do Cidrab, o Daniel de Bará, do coletivo Juntos, e a vereadora de Porto Alegre Karen Santos (PSOL). Também estavam presentes nas galerias do plenário integrantes do Movimento Vamos à luta, do FONSANPOTMA, do Cidrab e de grupos de alabês.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Grande Expediente

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30