ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Nota de pesar pelo falecimento do ex-deputado e ex-presidente da ALRS, Nivaldo Soares
Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul | Agência de Notícias - 12:34 - 17/10/2019 - Foto: Guerreiro
Nivaldo Soares foi presidente da ALRS de 1977 a 1979
Nivaldo Soares foi presidente da ALRS de 1977 a 1979

A presidência da Assembleia Legislativa, em nome de todos os deputados e servidores, manifesta seu pesar pelo falecimento do ex-deputado e ex-presidente desta Casa, Dr. Nivaldo Soares, ocorrido nesta quinta-feira (17) na capital gaúcha, e estende suas condolências aos familiares.  Soares foi presidente nos anos de 1977 e 1979. O ex-parlamentar tinha 93 anos. O velório será na Biblioteca Municipal de Uruguaiana, ainda sem horário definido.

Biografia
Depois de uma passagem pela antiga sede da Assembléia Legislativa gaúcha, em agosto de 1963, quando assumiu o mandato no lugar do deputado Osmar Lautenschleiger (Movimento Trabalhista Renovador - MTR), na condição de suplente, André Nivaldo Jager Soares (MDB) foi empossado deputado estadual em 1970. Na seqüência, elegeu-se quatro vezes para o Legislativo. Permaneceu 16 anos no Parlamento e presidiu a Casa nos anos de 1977 e 1978, quando, por três vezes, ocupou o cargo de governador do Estado, mesmo fazendo parte da oposição ao Regime Militar. Em 1979, presidiu uma das mais polêmicas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) da história gaúcha: a que investigou o seqüestro dos uruguaios Lilian Celiberti e Universindo Diaz

Atuou como deputado durante os governos Peracchi Barcellos, Euclides Triches, Sinval Guazelli, Amaral de Souza e Jair Soares. Soares ingressou como parlamentar no tempo do bipartidarismo, quando existiam apenas a Aliança Renovadora Nacional (Arena) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Viveu a abertura política em 1983, com o surgimento de partidos como Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e Partido Democrático Social (PDS). Na última Legislatura na qual atuou, a 46ª, que se iniciou em 31 de janeiro de 1983, viu as 55 cadeiras serem divididas entre PMDB, PDS, PDT e Partido da Frente Liberal (PFL).

Ex-prefeito de Uruguaiana, sua terra natal, deixou o Legislativo em 1986 para assumir como chefe do Executivo local. 

Veja no link abaixo a entrevista concedida em 2007 para a série Memória do Parlamento, do portal de notícias da AL:

http://www.al.rs.gov.br/agenciadenoticias/destaque/tabid/855/IdMateria/189937/Default.aspx

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Fotos do dia 19/11/2007

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
COMISSÃO DE SEGURANÇA E SERVIÇOS PÚBLICOS
SESSÃO PLENÁRIA
COMISSÃO DE SAÚDE
COMISSÃO DE ECONOMIA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E TURISMO
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30