GRANDE EXPEDIENTE
Dr. Thiago Duarte presta homenagem a entidades médicas do Rio Grande do Sul
Olga Arnt - MTE 14323 | Agência de Notícias - 15:52 - 17/10/2019 - Edição: Marinella Peruzzo - MTE 8764 - Foto: Celso Bender

O deputado Dr. Thiago Duarte (DEM) ocupou o período do Grande Expediente da Assembleia Legislativa, na tarde desta quinta-feira (17), véspera do Dia do Médico, para homenagear as entidades médicas pelos relevantes serviços prestados à população gaúcha. Entre os homenageados, estão a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), Academia Sul Rio-Grandense de Medicina, Conselho Regional de Medicina (CREMERS), Unicred, Unimed e Grupo Hospitalar Conceição. “O médico é como o acendedor de lampiões do Pequeno Príncipe, que nunca busca o benefício só para si, mas para melhorar a vida da coletividade. É isso que os médicos tentam fazer, ajudando os que sofrem as agruras das enfermidades e do sistema”, comparou.

Na tribuna, o parlamentar, que é médico, citou as contribuições de cada uma das entidades. Ressaltou a luta permanente do SIMERS por condições de trabalho dignas, parto seguro, direito ao planejamento familiar e autonomia médica e científico. Destacou a incorporação de valores do cooperativismo na organização dos profissionais por meio da Unimed e da Unicred. E salientou o papel da AMRIGS e da Academia Sul Rio-Grandense de Medicina, que congregam as especialidades médicas, “que são o arcabouço científico da Medicina”.

Dr. Thiago mencionou ainda a crise da saúde no município de Porto Alegre a partir da extinção do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf), que redundou no fechamento de 40% das unidades de saúde da Capital. “Não há como não mencionar a crise em Porto Alegre e lembrar que os médicos estão mobilizados para dar outro rumo à saúde e evitar que doenças curáveis se transformem em incuráveis por falta de acesso ao tratamento”, apontou.

O parlamentar lembrou também sua trajetória profissional. “Me formei pela UFRGS, fiz residência no Presidente Vargas e trabalhei, diuturnamente, nas comunidades mais vulneráveis da Região Metropolitana de Porto Alegre, inclusive, no plantão obstétrico. Lá, quando tudo dá certo, é graças a Deus. Quando acontece algum problema, a culpa é do obstetra”, revelou.

Os deputados Sofia Cavedon (PT), Zilá Breitenbach (PSDB), Sebastião Melo (MDB) e Tenente-coronel Zucco (PSL) se manifestaram por meio de apartes. A homenagem foi acompanhada pelo presidente do CREMERS, Eduardo Neubarth Trindade; presidente do SIMERS, Marcelo Marsillac Matias; presidente da AMRIGS, Alfredo Floro Cantalice Neto; presidente da UNICRED RS, Paulo Abreu Barcellos; presidente da UNICRED Porto Alegre, José César Boeira; presidente da Academia Sul Rio-grandense de Medicina, Carlos Henrique Menke; presidente do GHC, André Cechinni; diretor de Sustentabilidade da Unimed RS, Alcides Stumpf; gerente de Marketing da Unimed Porto Alegre, Gerson Luís da Silva; e a diretora do SIMERS Alessandra Felicetti.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Grande Expediente

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30