CAMINHO DO MEIO
Lançada a Frente Parlamentar pela duplicação do Caminho do Meio
Marta Resing - MTE 5045 | PT - 16:18 - 21/10/2019 - Foto: Marta Resing
Com o objetivo de discutir alternativas de projetos e de financiamentos para garantir a melhoria e qualidade de vida das populações afetadas e demais usuários e usuárias desse trecho do complexo viário que liga os municípios de Porto Alegre, Alvorada e Viamão, a deputada Sofia Cavedon (PT) lançou na manhã desta segunda-feira, 21, a Frente Parlamentar pela duplicação do Caminho do Meio. O evento ocorreu na Escola Estadual Almirante Bacelar, localizada no meio da Estrada do Caminho do Meio, na Av. Protásio Alves, 13097, em Porto Alegre. 

Do encontro três encaminhamentos já foram deliberados que são promover reuniões com a Metroplan, com o Governo do Estado e nas Câmaras de Vereadores dos três municípios envolvidos: Viamão, Alvorada e Porto Alegre, informa a deputada Sofia, que preside a Frente e que destaca a importância da duplicação para trazer o desenvolvimento econômico especialmente das cidades vizinhas da capital. 

A frente, que conta com o apoio do deputado federal Elvino Bohn Gass (PT), se somará esforços na luta de melhorias na trafegabilidade da Região Metropolitana, e defenderá a duplicação desse complexo viário, que já chegou a estar com recursos aprovados no PAC 2 Mobilidade Grandes Cidades e o PAC 50, do governo Federal (2012/2014), pelo governo Dilma Rousseff, diz Sofia.

Conforme a Deputada o conjunto viário denominado Av Protásio Alves-Estrada Caminho do Meio, com cerca de 20 km, atualmente sofre com os constantes engarrafamentos, com um fluxo de automóveis estimados em mais de sete mil/dia, além da falta de sinalização viária, desníveis na pista, falta de iluminação e a desqualificação do sistema de transporte público e dos equipamentos a ele inerentes; "São obstáculos a serem transpostos diariamente pela população ao longo desse sistema viário vital para a Região Metropolitana", enfatizou a parlamentar. 

O deputado Elvino Bohn Gass afirmou em sua manifestação que a iniciativa da deputada Sofia é importante para aliviar esse congestionamento diário do trânsito, as tensões tanto da Av. Bento como a da Assis Brasil, ligar com caminho sustentável Porto Alegre, Alvorada, Viamão e ao litoral. "Estamos há vários anos lutando em Brasília para colocar recursos para a Estrada Caminho do Meio na Lei de Diretrizes Orçamentárias e vamos continuar atuando por recursos para esse projeto e a Frente Parlamentar da Assembleia vem reforçar essa luta", salientou o parlamentar.

O diretor da Escola, professor Ernesto Alba, manifestou a grande dificuldade de deslocamento dos professores, que levam de uma hora a duas horas do Centro de Porto Alegre até a escola, localizada na divisa da capital com Viamão. "Foi essa dificuldade que me trouxe para a Almirante Bacelar, pois trabalhava em uma escola mais central e ficava inviável o meu deslocamento tendo em vista que resido em Viamão, e isso já faz 10 anos e nada mudou. Com a Frente Parlamentar agora se somando aos esforços da comunidade nesse projeto, esperamos que soluções sejam apresentadas", salientou o professor.

Participaram do ato de lançamento os vereadores de Viamão, Armando Azambuja, Adão Pretto e Guto Lopes; de Alvorada, Cristiano Shumacher, Tiano Caduri (suplente); os ex-prefeitos de Alvorada, Professor Serginho e Stela Farias, e de Viamão Eliseu Fagundes Chaves (Ridi); vereador Airto Ferronato, de Porto Alegre, e representantes das comunidades, cooperativas e entidades da sociedade civil. 
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30