ESCOTEIROS
Zilá concede Medalha da 55ª Legislatura para a primeira presidente da União dos Escoteiros no RS
Luís Gustavo Machado - MTE 15280 | PSDB - 12:50 - 29/10/2019 - Foto: Guerreiro

A deputada estadual Zilá Breitenbach vai conceder para a ex-presidente da União dos Escoteiros do Brasil – Região Rio Grande do Sul (UEB/RS), Cristine Bohrer Ritt, a Medalha da 55ª Legislatura do Parlamento gaúcho. A solenidade de entrega da honraria será na quinta-feira (31), às 13h, no Salão Júlio de Castilhos, da Assembleia Legislativa. Cristine foi a primeira mulher a presidir a UEB/RS, estando a frente da entidade entre 2016 e 2019. Atualmente atua como diretora vice-presidente nacional da União dos Escoteiros do Brasil.

Zilá ingressou na União Parlamentar de Escoteiros do Brasil quando Cristine era presidente da UEB/RS. A parlamentar apresentou projetos de lei a favor do Movimento Escoteiro no Estado e contou com o apoio direto dos Escoteiros por intermédio da dirigente da entidade na época. “A ex-presidente atuou na representação e na gestão de uma grande entidade, que favorece o desenvolvimento de milhares de jovens gaúchos. Os escoteiros cultivam valores de cidadania, amizade, respeito ao próximo, cuidados com a natureza e espiritualidade”, enfatizou.

Cristine tem 33 anos, é empresária e gestora no ramo da Saúde. É graduada em Farmácia e pós-graduada em Análises Clínicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e atualmente cursa pós-graduação em Finanças, Investimentos e Banking pela PUC/RS.

A escotista ingressou no Movimento Escoteiro como jovem em 1993 e foi Lobinha, Escoteira e Pioneira. Atuou como escotista e dirigente no nível local e junto ao 15º Distrito Escoteiro. Foi a mais jovem mulher conselheira nacional da entidade e primeira coordenadora do Núcleo Regional de Jovens Líderes do Rio Grande do Sul.

Também foi coordenadora do Núcleo Nacional de Jovens Líderes, entre 2010 e 2012, e foi representante juvenil, além da única mulher a integrar a equipe de elaboração do Planejamento Estratégico da União dos Escoteiros do Brasil, entre 2011 e 2015. Participou da coordenação de eventos regionais, nacionais e internacionais, desempenhando papel de liderança.

PROJETOS DE ZILÁ
A deputada é autora da lei que inclui o Método Educativo Escoteiro no Plano Estadual de Educação (PEE), como uma das ações que podem contribuir com a melhoria dos indicadores educacionais do Estado. A parlamentar também é autora de um projeto que assegura a permanência dos grupos escoteiros instalados no interior das escolas da rede pública estadual. De acordo com o Projeto de Lei 65/2019, em tramitação na Assembleia gaúcha, a decisão quanto à permanência dos grupos escoteiros em funcionamento nas escolas estaduais caberia aos Conselhos Escolares. Atualmente, essa decisão pode ser tomada de forma monocrática, apenas pela direção da instituição de ensino. A matéria está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30