PRESIDÊNCIA
Maira Caleffi recebe a Medalha do Mérito Farroupilha por sua atuação na causa do câncer de mama
Francis Maia - MTE 5130 | Agência de Notícias - 12:48 - 30/10/2019 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Michael Frantzeski
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luis Augusto Lara (PTB), entregou hoje (30), em cerimônia no Salão Júlio de Castilhos, a Medalha do Mérito Farroupilha à médica mastologista Maira Caleffi, pela sua atuação voluntária na causa do câncer de mama. A medalha é a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa e a iniciativa do deputado Lara foi compartilhada também com as deputadas Kelly Moraes (PTB), Silvana Covatti (PP), Zilá Breitenbach (PSDB) e Franciane Bayer (PSB), e o deputado Elizandro Sabino (PTB), presentes no ato que reuniu familiares, amigos e voluntárias do Imama, a entidade fundada pela homenageada para as ações de luta contra a doença que mais mata mulheres no RS.
 
Emocionada, a médica Maira Caleffi agradeceu a presença de familiares, amigos, pacientes e voluntárias que lotaram o Salão Júlio de Castilhos, e lembrou das orientações dadas pelo pai, para seguir a carreira médica e também abraçar a causa social. “Sou uma pesquisadora nata”, definiu-se, ao lembrar da fundação do Instituto do Câncer de Mama, Imama, em 1993, num período em que a pesquisa era pouco estimulada.
 
Concentrada na medicina, ela entendeu que a cura das pacientes dependia também de parcerias e redes de acesso, razão pela qual lembrou que aguarda ainda no Outubro Rosa a sanção pelo presidente Jair Bolsonaro do projeto de Lei 143/2018, aprovado na Câmara e no Senado, que reduz para 30 dias o início do tratamento de pacientes diagnosticadas com a doença. Caleffi disse que não vai desistir de políticas públicas melhores e acredita na mobilização social em favor da saúde e da educação. Também registrou o apoio recebido da Assembleia em todas as demandas na sua luta contra o câncer de mama.
 
Lara, de sua parte, explicou que o recebimento da honraria exige a reunião de qualidades que, em Maira Caleffi, “servem de modelo a todos os gaúchos”. Destacou o trabalho da médica, que poderia ser feito em qualquer lugar do mundo mas está concentrado no RS, e referiu o empenho para a sanção da referida lei, assunto que foi tratado na entrega da Medalha do Mérito Farroupilha ao vice-presidente Hamilton Mourão, há alguns dias, e também com o chefe da Casa Civil, Onix Lorenzoni, para que a sanção aconteça ainda em outubro, mês dedicado ao alerta para a realização de exames de mama. “Neste momento conturbado, um ato do presidente da República nesse sentido seria uma bênção”, afirmou. O presidente da Assembleia reiterou que a homenagem tem também a presença das deputadas e deputados, pela dimensão de Maira Caleffi nessa luta.
 
Logo em seguida, foi divulgado o vídeo da 16ª Caminhada das Vitoriosas, realizada no último domingo em Porto Alegre.
 
Trajetória
Maira Caleffi é PhD em Medicina pela Universidade de Londres e pós-doutora em Genética e Câncer na Universidade de Vanderbilt (EUA). Desde 2003 atua como chefe do Serviço de Mastologia do Hospital Moinhos de Vento e é coordenadora do Núcleo da Mama e do Programa de Residência Médica em mastologia desse hospital. É membro do Conselho Diretivo da União Internacional de Controle do Câncer (UICC), e uma das idealizadoras da União Latino-Americana de Combate ao Câncer da Mulher (ulaccam), da qual é presidente. Fundou o Imama e a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), instituições que preside desde a fundação.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Medalha do Mérito Farroupilha à Maira Caleffi

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30