LEGISLAÇÃO
Projeto de Zé Nunes indica Balneário Pinhal a Capital Estadual do Mel
Marcela Santos MTB 11679 | PT - 14:52 - 30/10/2019 - Foto: Marcela Santos

Na presença da prefeita de Balneário Pinhal, Márcia Tedesco, do vereador Geilson dos Santos, representando a Câmara de Vereadores, e de integrantes da Associação dos Produtores do Túnel Verde e da Emater, o deputado estadual Zé Nunes (PT),protocolou nesta quarta-feira (30), projeto de lei que declara o município Balneário Pinhal a Capital Estadual do Mel. “Quem circula por lá, nota que as referências à apicultura são constantes, com esculturas e monumentos de abelhas que marcam quem anda pelas ruas. Estão ali como símbolo de um município que promove a produção de mel e toda a cadeia produtiva envolvida”, destacou o parlamentar.

Zé Nunes lembrou que no início do mês de outubro esteve no município, onde participou do 5º Festimel - Feira do Mel e do Doce. Balneário Pinhal também sediou o 23º Seminário Estadual de Apicultura e o 16º Seminário de Meliponicultura, o 22º Concurso Estadual de Qualidade do Mel, a 12ª Jornada Apícola do Litoral Norte e a 21º Expoapis.

De acordo com o deputado, que coordena a Frente Parlamentar da Apicultura e Meliponicultura, isso tudo deixa evidente que Balneário Pinhal se construiu como uma referência no tema. Tornou-se um ponto de encontro de produtores, agroindústrias, prestadores de serviços e fabricantes de insumos direcionados à atividade da apicultura e meliponicultura, bem como de pesquisadores, alunos, gestores públicos e demais interessados no tema.

Segundo o IBGE, a criação de abelhas envolve mais de 37 mil produtores no Estado do Rio Grande do Sul, gerando trabalho e renda em todas as regiões. Da mesma forma, é importante a meliponicultura, atividade que trata das abelhas nativas, valoriza a biodiversidade, onde estima-se que reúna aproximadamente 10 mil criadores do Estado.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30