AGRICULTURA, PECUÁRIA E COOPERATIVISMO
Comissão Julgadora escolhe os vencedores do Prêmio Folha Verde 2019
Vicente Romano - MTE 4932 | Agência de Notícias - 13:00 - 31/10/2019 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Guerreiro

A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta quinta-feira (31), o processo de votação para eleição dos vencedores das doze categorias que compõem o Prêmio Folha Verde/2019. A Comissão Julgadora, formada por jornalistas e representantes dos poderes públicos estadual e federal, ligados ao setor, selecionou, em reunião aberta ao público, os vitoriosos entre as indicações parlamentares.

A homenagem é concedida pela Assembleia Legislativa a pessoas, instituições e empresas que trabalham para garantir o crescimento do setor agropecuário e o desenvolvimento da economia gaúcha. O Prêmio Folha Verde está em sua 9ª edição.

Comandada pelo presidente da Comissão de Agricultura, deputado Adolfo Brito (PP), a votação ocorreu na sala da Convergência Adão Pretto, térreo do Palácio Farroupilha,. Antecipadamente, os julgadores receberam da secretaria da Comissão manual contendo informações detalhadas sobre as 165 indicações de 27 parlamentares; regulamentação do Prêmio e critérios para apuração dos votos e o registro de todos os integrantes da Comissão Julgadora.

O processo de votação se constituiu em declaração oral de cada um dos julgadores em um dos indicados para cada setor. A distinção será entregue durante solenidade no dia 9 de dezembro, às 16 horas, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa.

Setor/Vencedor

  1. Agrícola: Emater/RS ASCAR;
  2. Pecuária: Embrapa Pecuária Sul;
  3. Florestal: Ação Nascente Maquiné (Anama);
  4. Cooperativas Agrícolas: Cooperativa Santa Clara Agropecuária
  5. Trabalhadores Rurais: Rede de Agroecologia – Ecovida;
  6. Setor Rural: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS – Campus Sertão;
  7. Propriedade Agropecuária Modelo: Charles Venturin – Venturin Uvas Finas;
  8. Mídia Agrícola: Emater/RS Ascar – Programas de Rádio;
  9. Desenvolvimento Agrário: Associação dos Arrozeiros de Palmares do Sul, Capivari do Sul, Osório, Cidreira e Balneário Pinhal;
  10. Público Agropecuário: Embrapa Uva e Vinho;
  11. Agricultura Ecológica: Guardiões Mirins de Ibarama;
  12. Agricultura familiar: Agroindústria Produtos Coloniais Weber

Composição da Comissão Julgadora
A comissão julgadora foi constituída pelo diretor do Departamento de Políticas Agrícolas da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Ivan Bonetti; pelo chefe da Divisão de Defesa Agropecuária do Mapa, Leonardo Isolan; pelas jornalistas Alessandra Bergmann (SBT), Gabriela Lerina, (Band TV), Gabriela Loeblein (Grupo RBS) e Kátia Marko (Sindicato dos Jornalistas),  pelos jornalistas Jair de Souza (Adjori/RS), Mário da Rocha (ARI), Elder Ogliari (Grupo Recordá), Thiago Copetti (Jornal do Comércio); Luis Cardoso (Agers) e Armando Burd (Rede Pampa), coordenados pelos deputados Adolfo Brito (PP) e Vilmar Lourenço (PSL).

Reunião Ordinária
Antes da reunião da Comissão Julgadora do Prêmio Folha Verde, a Comissão de Agricultura aprovou a realização de duas audiências públicas. Uma, para tratar antecipação da safra do Camarão no Rio Grande Sul, requerida pelo deputado Fabio Branco (MDB). Outra, por solicitação do deputado Zé Nunes (PT), para tratar do FUNDOLEITE e do Instituto Gaúcho do Leite (IGL). A comissão também ouviu o representante do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (SINDAN), Ricardo Bohrer, falar sobre aspectos que envolvem a perspectivas da retirada da vacina contra a febre aftosa.

Participantes|
Participaram da reunião os deputados Adolfo Brito (PP), presidente, Ernani Polo (PP), Zé Nunes (PT), Luiz Marenco (PDT), Zilá Breitenbach (PSDB), Carlos Búrigo (MDB), Edson Brum (MDB), Dr Thiago Duarte (DEM), Rodrigo Lorenzoni (DEM) e Neri, o Carteiro (Solidariedade).

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
reunião da comissão julgadora do Prêmio Folha Verde

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
COMISSÃO DE SEGURANÇA E SERVIÇOS PÚBLICOS
COMISSÃO DE FINANÇAS
COMISSÃO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E COOPERATIVISMO
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30