HOMENAGEM
“CTG Porteira do Rio Grande orgulha nosso Estado”, diz deputado Paparico Bacchi
Antonio Grzybowski - MTE 13273 | PL - 17:49 - 31/10/2019 - Foto: Irineu Fontela
CTG Porteira do Rio Grande foi homenageado na Assembleia Legislativa
CTG Porteira do Rio Grande foi homenageado na Assembleia Legislativa

Este momento ficará na história do CTG Porteira do Rio Grande”. A frase do patrão Elvio Guagnini Rossi, destaca a importância do grande expediente realizado nesta quinta-feira (31) em homenagem aos 64 anos de história da entidade tradicionalista que promove o Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, considerada a maior festa tradicionalista da América Latina.

O deputado Paparico Bacchi – proponente da homenagem e orador do grande expediente, recordou o passado, enalteceu o presente e afirmou que o Rio Grande do Sul tem orgulho deste CTG que completa 64 anos de história e ao longo do tempo, transformou Vacaria na Capital da Tradição.

“Imperioso afirmar que Vacaria é também a ‘Capital da Cultura Gaúcha’, manifestada por meio da música, da dança, da poesia, das trovas e de tantas outras formas de expressão. Graças ao CTG Porteira do Rio Grande, Vacaria e o RS são vistos e lembrados em diversas partes do mundo. A maior festa tradicionalista da América Latina é promovida por este CTG e milhares de turistas, tradicionalistas ou não, participam do Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, evento considerado como a Copa do Mundo dos Rodeios", ressaltou o deputado orador.

Paparico Bacchi disse ainda que o CTG Porteira do Rio Grande é uma grande família, onde pais, filhos e netos trabalham pela mesma causa, a tradição. “Ao homenagear o CTG Porteira do Rio Grande este parlamento está valorizando peões e prendas de todas as idades, sócios fundadores, ex-patrões, membros de todas as patronagens e a própria comunidade. O povo de Vacaria é aguerrido, formado por homens fortes, mulheres inteligentes, figuras destemidas que têm a coragem de manter a chama da tradição sempre acesa, mesmo em momentos difíceis ou distantes rincões”, reforçou

O patrão Elvio Guagnini Rossi reforçou o pensamento do deputado Paparico Bacchi e afirmou que ao homenagear o CTG Porteira do Rio Grande, a Assembleia Legislativa reverencia as 1.700 famílias associadas, tradicionalistas de diversas regiões e todo o povo de Vacaria e região.

Apartes
Os deputados Sérgio Turra (PP), Pepe Vargas (PT), Carlos Búrigo (MDB), Mateus Wesp (PSDB) e Capitão Macedo (PSL) se somaram à homenagem por meio de apartes.

Sobre o CTG Porteira do Rio Grande
A história do CTG Porteira do Rio Grande iniciou com desejo do jovem vacariano Getúlio Marcantonio, após ter participado do Primeiro Congresso Tradicionalista, realizado em Santa Maria no ano de 1954. A entidade nasceu forte, recebeu batismo e personalidade jurídica.

O nome surgiu após concurso público, por sugestão da senhora Jurema de Oliveira Terra, casada com o doutor Osmar Paim Terra. O lema “palanque do passado, esteio do futuro”, criado pelo doutor Getúlio Marcantonio, retrata a firmeza do passado com uma visão futurista, fortalece as tradições e permanece latente, mesmo passados mais de seis décadas.

Dentro da mesma visão futurista o CTG Porteira do Rio Grande sempre buscou atrair os jovens. Inicialmente, através da isenção de mensalidades no quadro de associados, e agora, por meio dos inúmeros projetos desenvolvidos pelas invernadas.

Rodeio Crioulo Internacional
O Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria foi criado no ano de 1958 em comemoração ao terceiro aniversário do CTG Porteira do Rio Grande. Ao longo do tempo, diversos elementos tornaram a programação uma das maiores festas campeiras do Brasil e um dos melhores espetáculos da terra. Premiações valorizadas, presença de grandes nomes da cultura regional, infraestrutura igualada aos melhores parques do mundo, organização conceituada e comprometimento de todos os envolvidos levam mais de 300 mil pessoas ao Parque de Exposições Nicanor Kramer da Luz, conhecido como o “Parque da Ferradura”, local por onde desfilam nomes expressivos da cultura regional e os chamados “grandes campeões de Vacaria”.

Projeto de lei coloca rodeio de Vacaria no calendário oficial do RS
Ao encerrar seu pronunciamento, Paparico Bacchi anunciou a criação de um projeto de lei que coloca o Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria no calendário oficial de eventos do RS. A proposta tem por objetivo promover e valorizar ainda mais o evento já declarado patrimônio cultural do Estado por meio da lei número 12.571, sancionada pelo então governador Germano Rigotto em 13 de julho de 2006.

Vida longa
Parabéns CTG Porteira do Rio Grande. Vida longa para esta entidade. Estaremos presentes no 33º Rodeio Crioulo Internacional para juntos com Vacaria reafirmarmos nosso amor pelo Rio Grande do Sul”, finalizou o deputado.

Presenças
Além da patronagem o grande expediente do CTG Porteira do Rio Grande foi prestigiado pelo prefeito de Vacaria Amadeo Boeira; prefeito de Monte Alegre dos Campos, Hildebrando de Almeida; prefeito de Ipê e presidente da Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra, Valério Marcon; Presidente do Poder Legislativo Douglas Cenci, ex-deputado Francisco Áppio; senador Luis Carlos Heinze, deputado federal Henrique Fontana e os músicos Elton Saldanha, Pedro e Gabriel Ortaça, José Mendes Júnior e Família Mendes, e César Oliveira, patrono dos festejos farroupilhas de 2019.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30