ESCOTEIROS
Zilá concede Medalha da Assembleia para a primeira presidente a União dos Escoteiros no Estado
Luís Gustavo Machado - MTE 15280 | PSDB - 14:50 - 01/11/2019 - Foto: Divulgação

A deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB) concedeu para a ex-presidente da União dos Escoteiros do Brasil – Região Rio Grande do Sul (UEB/RS), Cristine Bohrer Ritt, a Medalha da 55ª Legislatura do Parlamento gaúcho. A solenidade de entrega da honraria ocorreu nesta quinta-feira (31), no Salão Júlio de Castilhos, da Assembleia Legislativa. Cristine foi a primeira mulher a presidir a UEB/RS, estando a frente da entidade entre 2016 e 2019. Atualmente atua como diretora vice-presidente nacional da União dos Escoteiros do Brasil.

De acordo com Zilá, o trabalho realizado por Cristine na instituição foi uma inspiração para todas as mulheres. "Estou muito feliz em poder prestar uma homenagem a essa mulher batalhadora, que muito representa a todas nós que acreditamos poder fazer algo em prol do próximo e assim colaborar na construção de uma sociedade mais justa e igualitária", afirmou. A parlamentar destacou, ainda, que os escoteiros prestam um serviço importante à sociedade ao cultivarem, junto aos jovens em especial, valores de cidadania, amizade, respeito ao próximo, cuidados com a natureza e espiritualidade.

Zilá ingressou na União Parlamentar de Escoteiros do Brasil quando Cristine era presidente da UEB/RS. A parlamentar apresentou projetos de lei a favor do Movimento Escoteiro no Estado. É autora da lei que inclui o Método Educativo Escoteiro no Plano Estadual de Educação (PEE), como uma das ações que podem contribuir com a melhoria dos indicadores educacionais do Estado. Também é autora de projeto que assegura a permanência dos grupos escoteiros instalados no interior das escolas da rede pública estadual. De acordo com o Projeto de Lei 65/2019, em tramitação na Assembleia gaúcha, a decisão quanto à permanência dos grupos escoteiros em funcionamento nas escolas estaduais caberia aos Conselhos Escolares. Atualmente, essa decisão pode ser tomada de forma monocrática, apenas pela direção da instituição de ensino.

A HOMENAGEADA

Cristine tem 33 anos é empresária e gestora no ramo da Saúde. É graduada em Farmácia e pós-graduada em Análises Clínicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e atualmente cursa pós-graduação em Finanças, Investimentos e Banking pela PUC/RS.

A escotista ingressou no Movimento Escoteiro como jovem em 1993 e foi Lobinha, Escoteira e Pioneira. Atuou como escotista e dirigente no nível local e junto ao 15º Distrito Escoteiro. Foi a mais jovem mulher conselheira nacional da entidade e primeira coordenadora do Núcleo Regional de Jovens Líderes do Rio Grande do Sul. Também foi coordenadora do Núcleo Nacional de Jovens Líderes, entre 2010 e 2012, e foi representante juvenil, além da única mulher a integrar a equipe de elaboração do Planejamento Estratégico da União dos Escoteiros do Brasil, entre 2011 e 2015. Participou da coordenação de eventos regionais, nacionais e internacionais, desempenhando papel de liderança.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30