Transporte Metropolitando
Deputados entregam relatório ao governador Eduardo Leite
Fabiana Calçada - MTE 18693 | PSB - 11:45 - 07/11/2019 - Foto: Ariel Pedone

Os deputados estaduais Franciane Bayer (PSB), Sebastião Melo (MDB) e Airton Lima (PL) entregaram ao governador Eduardo Leite, na tarde desta quarta-feira (06), no Palácio Piratini, o Relatório da Comissão Especial de Integração do Transporte Metropolitano, elaborado por Comissão Especial da Assembleia Legislativa. O órgão técnico, que funcionou de abril a agosto, teve a deputada Franciane como relatora e o deputado Sebastião Melo como presidente.

De acordo com o estudo, os desafios urgentes da mobilidade da região Metropolitana apontam que um sistema de transporte integrado eficaz e eficiente depende diretamente da qualidade estratégica de seu planejamento urbano, o que envolve toda a metrópole. “O cidadão que utiliza os modos de transporte de massa implora por agilidade no seu deslocamento, por regularidade de linhas, pontualidade e por oferta capaz de transportá-lo com conforto”, destaca a relatora do trabalho.

Para a integração, o relatório sugere que, inicialmente, seja constituído um ente público ou privado para que possa refletir, planejar e gerenciar o planejamento urbano. “A base inicial deste trabalho pode vir da Metroplan, contando com a participação das prefeituras e universidades locais”. O segundo passo seria a criação de um Consórcio Urbano e Metropolitano para administrar o Sistema.
 
O trabalho aponta, ainda, a integração física dos diversos modais de transporte, a integração tarifária, a adoção de tamanhos alternativos de veículos para operarem em horários de baixa densidade, cujo modelo contemple formatos de transporte que possam atuar sob demanda, a revisão e unificação dos marcos regulatórios estadual e municipais, bem como a revisão da política de impostos e tributos sobre insumos e de isenções.

Também participaram da reunião o secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Agostino Meirelles, o diretor-presidente da Trensurb, David Borille, o superintendente da Metroplan, Rodrigo Schnitzer, e o diretor-presidente da Associação dos Transportadores Metropolitanos de Passageiros, Alexandre Biazus.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30