ECONOMIA
Governador promete celeridade na análise da criação do projeto que incentiva à produção de Etanol
Patricia Meira Cardoso - MTE 9327 | PSB - 13:13 - 07/11/2019 - Foto: Thaís Gonçalves

Num ato com presença de empresários, cooperativas, universidades, entidades, prefeitos, secretários de Estado, deputados e vereadores, o coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Produção e Autossuficiência de Etanol da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Elton Weber (PSB) entregou, nesta quinta-feira (7), ao governador Eduardo Leite, no Palácio Piratini, a minuta de um projeto de estímulo à produção de etanol no Estado. Hoje a produção gaúcha limita-se a 1% do consumo estadual de 1,5 bilhão de litros ao ano.

Em seus discurso, Weber falou sobre os objetivos da criação do programa, de desenvolvimento econômico e social. Ele destacou que o Rio Grande do Sul repassa anualmente R$ 1,5 bilhão em tributos a outros estados na importação de etanol. E disse que espera que o governo envie o projeto à Assembleia Legislativa ainda neste ano. “Nós temos matéria-prima, o setor privado está disposto a investir, prefeituras estão dispostas a apoiar, as entidades de produtores como a Fetag, estão junto, então eu creio que nós temos um terreno muito fértil para lançar essa semente”, disse Weber.

O parlamentar acrescentou o trabalho de grupo com participação de prefeituras, cooperativas, universidades e entidades de pesquisa como a Embrapa para que o projeto prosperasse. “Quero ressaltar a importância desta construção conjunta, nós como Frente Parlamentar, recebemos a bola e o time já escalado, só precisamos entrar junto para ajudar a jogar.”

Leite se mostrou receptivo e prometeu celeridade. “O governo do Estado reconhece a necessidade de uma política pró-etanol, a nossa Secretaria da Fazenda também tem esse olhar atento, de desenvolvimento econômico, para além de um olhar fiscalista. Recebemos com muita alegria a contribuição da Frente Parlamentar e nos comprometemos a fazer a análise célere, adequada e podermos o mais breve possível encaminhar esta política estadual de estímulo ao etanol. Podem contar conosco.”

O secretário da Agricultura, Covati Filho, disse que a secretaria já recebeu a minuta e possui alguns pareceres com contribuição da Emater.


Participações
Participaram do ato ainda o secretário de Meio Ambiente Artur Lemos; o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rubens Bender; o coordenador do GT Pró-Etanol, Valdir Zonin; o diretor administrativo da Emater, Vanderlan Vasconcelos; o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, e os deputados Mateus Wesp (PSDB) e o Paparico Bacchi (PR), integrantes da Frente Parlamentar em Defesa da Produção e Autossuficiência de Etanol da Assembleia Legislativa, instalada em agosto e composta por 35 deputados estaduais.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30