AGENDA DA SEMANA
Atividades da Assembleia Legislativa de 11 a 14 de novembro
Olga Arnt - MTE 14323 | Agência de Notícias - 14:45 - 08/11/2019 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Guerreiro

A X Semana da Consciência Negra, cuja programação ocorre de 13 a 20 de novembro, é o principal destaque da agenda na Assembleia Legislativa. Estão previstos debates, painéis, exposições e atividades culturais. Além disso, o Parlamento Gaúcho e o governo do Estado realizam a terceira reunião de monitoramento dos Projetos do Cresce RS em evento no Palácio Farroupilha.

Já as comissões permanentes da Casa realizam quatro audiências públicas para debater a situação das escolas abertas, o Projeto Curta Políticas Públicas, a ausência de maternidade no município de Guaíba e a venda da Refinaria Alberto Pasqualini.

Segunda-feira (11)

Comissões
A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, presidida pelo deputado Sérgio Peres (Republicanos), realiza audiência pública para tratar da 8ª edição do Projeto Curta Políticas Públicas. A reunião, proposta pela Associação Nacional das Escolas Católicas do Brasil (ANEC), acontece às 9h, no Plenarinho, 3º andar.

A Comissão Especial do Câncer Infantil e Adolescente, presidida pelo deputado Dr. Thiago Duarte (DEM), realiza visita técnica, às 9h30, ao Centro Oncológico Pediátrico do Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre.

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, presidida pela deputada Sofia Cavedon (PT), realiza audiência pública, às 14h, no Espaço da Convergência Adão Pretto, térreo, para debater a situação das escolas abertas, por proposição da presidente do órgão legislativo.

Frentes parlamentares
A Frente Parlamentar da Alimentação Saudável, presidida pelo deputado Edegar Pretto (PT), em conjunto com entidades da sociedade civil, promove o painel Alimentação e Desafios Contemporâneos, com o representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) Rafael Zavala, às 9h, no Memorial do Legislativo.

Presidência
A Assembleia Legislativa e o governo do Estado promovem a terceira reunião-almoço de monitoramento dos Projetos do Cresce RS, às 12h, no Salão Júlio de Castilhos.

Estande da AL na Feira do Livro de Porto Alegre
Até 17 de novembro, a Assembleia Legislativa está presente com um estande na 65ª Feira do Livro de Porto Alegre, na Praça da Alfandega. No local, que fica aberto ao público das 12h30 às 20h30, são distribuídos, gratuitamente, materiais institucionais da AL. São cartilhas, separatas, livros, folhetos e boletins produzidos pelas bancadas partidárias, gabinetes e comissões parlamentares sobre temas como Estatuto do Idoso, mal de Parkinson, prevenção ao suícídio, prevenção ao câncer de mama, Fundeb, entre outros.

Terça-feira (12)

Comissões
A Comissão de Constituição e Justiça, presidida pelo deputado Edson Brum (MDB), realiza reunião ordinária às 9h, na Sala Maurício Cardoso, 4º andar.

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, presidida pela deputada Sofia Cavedon (PT), realiza reunião ordinária às 9h, na Sala Salzano Vieira da Cunha, 3º andar. No período dos Assuntos Gerais, está prevista a participação de diretores e professores de escolas.

A Comissão de Assuntos Municipais, presidida pelo deputado Eduardo Loureiro (PDT), realiza reunião ordinária, às 9h, na Sala sarmento Leite, 3º andar.

Reuniões da Mesa
Às 10h, reúne-se a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa na sala da Presidência. Às 11h30, no mesmo local, os líderes de bancada definem a pauta de votação da semana. Veja a relação das matérias aptas para votação.

Sessão Plenária
Às 14h, no Plenário 20 de Setembro, realiza-se sessão ordinária. O período do Grande Expediente deve ser ocupado pelo deputado Frederico Antunes (PP), que homenageará os 10 anos de atividade da CMPC (adquirente da Unidade Guaíba da Aracruz Celulose) no Rio Grande do Sul.

A sessão será transmitida, ao vivo, pela TVAL (canal 16 da NET, canal aberto 61.2, portal www.al.rs.gov.br/tvassembleia e YouTube www.youtube.com/user/tvalrs); pela Rádio AL (www.al.rs.gov.br/radioassembleia) e pelo Facebook (www.facebook.com/assembleiars). Também é possível acompanhar o andamento da sessão pelo Twitter (www.twitter.com/assembleiars).

Quarta-feira (13)

Comissões
A Comissão de Saúde e Meio Ambiente, presidida pela deputada Zilá Breitenbach (PSDB), realiza reunião ordinária, às 9h, na Sala Sarmento Leite, 3º andar, seguida de audiência pública para discutir a ausência de maternidade no município de Guaíba. A proposição é do deputado Dr. Thiago Duarte (DEM).

A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, presidida pelo deputado Sérgio Peres (Republicanos), realiza reunião ordinária, às 9h, na Sala da Convergência Adão Pretto, térreo.

A Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, presidida pelo deputado Tiago Simon (MDB), realiza reunião ordinária, às 9h, no Plenarinho, 3º andar. Após, no mesmo local, realiza audiência pública, em conjunto com a Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle, presidida pelo deputado Elizandro Sabino (PTB), para debater a venda da Refinaria Alberto Pasqualini.

A Comissão de Defesa do Consumidor e Participação Legislativa Popular, presidida pelo deputado Elton Weber (PSB), realiza reunião ordinária, às 11h, na Sala José Antônio Lutzenberger, 4º andar.

Subcomissões
Instalação da Subcomissão para tratar do Plano de Proteção e Prevenção contra Incêndio (PPCI), às 17h, na Sala Sarmento Leite, 3º andar. O órgão, ligado à Comissão de Constituição e Justiça, terá como relator o deputado Elton Weber (PSB).

A Subcomissão da Transparência, cujo relator é o deputado Fábio Ostermann (Novo), realiza reunião temática às 19h, no Plenarinho, 3º andar.

Escola do Legislativo
A Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan promove mais um Encontro com Universitários, às 13h30, no Memorial do Legislativo.

Consciência Negra
Instalação oficial da X Semana da Consciência Negra da Assembleia Legislativa, às 14h, no Espaço de Exposições Carlos Santos, no hall de entrada da Assembleia Legislativa. A programação se estende até dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Exposições
Abertura da exposição Respeite nossa Ancestralidade:Retratando a Beleza Negra com Diversos Olhares, da fotógrafa Lourdes Helena de Jesus da Rosa, no no Espaço de Exposições Carlos Santos, no hall de entrada da Assembleia Legislativa. Em seguida, no mesmo local, acontece a apresentação cultural A força do Axé.

Sessão Plenária
Às 14h, no Plenário 20 de Setembro, realiza-se sessão ordinária. O período do Grande Expediente Especial será ocupado pelo deputado Thiago Duarte, que homenageará os 118 anos da Associação Cristã de Moços (ACM).

A sessão será transmitida, ao vivo, pela TVAL (canal 16 da NET, canal aberto 61.2, portal www.al.rs.gov.br/tvassembleia e YouTube www.youtube.com/user/tvalrs); pela Rádio AL (www.al.rs.gov.br/radioassembleia) e pelo Facebook (www.facebook.com/assembleiars). Também é possível acompanhar o andamento da sessão pelo Twitter (www.twitter.com/assembleiars).

Painel literário
Ainda como parte integrante da X Semana da Consciência Negra da Assembleia Legislativa ocorre, às 18h30, na Sala José Lewgoy, o painel A Literatura Negra na Atualidade do Rio Grande do Sul, com os painelistas Ana dos Santos, Lilian Rocha e Oscar Hen rique Marques Cardoso.

Quinta-feira (14)

Comissões
A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, presidida pelo deputado Adolfo Brito (PP), realiza reunião ordinária, às 9h, na Sala José Lutzemberger, 4º andar.

A Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle, presidida pelo deputado Elizandro Sabino (PTB), realiza reunião ordinária às 9h, na sala Alberto Pasqualini, no 4º andar.

A Comissão de Segurança e Serviços Públicos, presidida pelo deputado Jeferson Fernandes (PT), realiza reunião ordinária, às 9h, na Sala Maurício Cardoso, 4º andar.

Sessão Plenária
Às 14h, no Plenário 20 de Setembro, realiza-se sessão ordinária.

A sessão será transmitida, ao vivo, pela TVAL (canal 16 da NET, canal aberto 61.2, portal www.al.rs.gov.br/tvassembleia e YouTube www.youtube.com/user/tvalrs); pela Rádio AL (www.al.rs.gov.br/radioassembleia) e pelo Facebook (www.facebook.com/assembleiars). Também é possível acompanhar o andamento da sessão pelo Twitter (www.twitter.com/assembleiars).

Fórum Democrático
Reunião GEAD Envelhecimento e GEAD Mudanças Climáticas, às 15h, na Sala Maurício Cardoso, 4º andar.

Semana da Consciência Negra
Painel De Palmares para a Política: Pensar o Presente, Protagonizar o Futuro, com a prefeita de Dois Irmãos, Tânia Teresinha, a vereadora de Porto Alegre Karen Santos, a líder comunitária Roseli da Silva, o líder da Frente Favela Brasil Vágner Garcez e a presidente nacional do Tucanafro, Gabriela Cruz. Às 15h30, no Plenarinho, 3º andar. 

Sexta-feira (15)
Feriado Nacional – Proclamação da República

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Fachada Palácio Farroupilha noturna

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA, DESPORTO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30