CADEIA LEITEIRA
Governo cede, mas ainda não atende à expectativa dos produtores
Marcela Santos - MTE 11679 | PT - 09:46 - 11/11/2019 - Foto: Leandro Molina

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), publicou nova Instrução Normativa (IN), alterando alguns pontos da IN 76 e IN 77. O deputado Zé Nunes (PT), coordenador do Grupo de Leite da Assembleia Legislativa, declarou que as alterações ainda não atendem à expectativa e o pleito dos produtores.

Segundo ele, embora o governo tenha cedido, ainda existem exigências que consideramos muito rigorosas, que desconsideram a realidade de muitas regiões e que vão levar à exclusão de milhares de produtores de leite. “A mudança, por exemplo, não altera a regra da temperatura do leite na chegada do estabelecimento. Esse é um fator de grande preocupação dos produtores (assentados mais afetados em razão das distâncias, caso de Piratini e demais municípios com grande extensão de área)”, criticou.

Além disso, questões como qualidade da energia no meio rural e qualidade das estradas influenciam a realidade dos produtores. “São questões que vão além da governabilidade do produtor, e que os municípios não conseguem atender”, disse.

Zé Nunes tem forte atuação neste tema. Ao longo desse ano, realizou diversas reuniões, visitas a pequenos produtores, a cooperativas e audiências públicas. Levou o tema à Expointer, e esteve integrado na organização de grande ato em Porto Alegre, que pediu a revogação das normativas que excluem os pequenos produtores. Aproximadamente 30 mil famílias já abandonaram a produção, com impacto direto para pequenos e médios produtores.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30