Cultura
Deputados aprovam a criação do Troféu José Mendes
Antonio Grzybowski MTE 13.273 | PL - 16:37 - 12/11/2019 - Foto: Celso Bender

“Dai a César o que é de César, a Deus o que é de Deus e a José Mendes o que é de José Mendes”. Com esta frase o deputado Paparico Bacchi, defendeu o Projeto de Resolução nº 27 2019, que altera o Prêmio Vitor Mateus Teixeira e institui o Troféu José Mendes. Segundo o líder da bancada do PL na Assembleia Legislativa a proposição - aprovada em plenário nesta terça-feira (12) - coloca lado a lado, dois dos maiores nomes da música e da cultura regional.


“José Mendes, assim como Teixeirinha, foi personagem importante da construção da identidade cultural do Rio Grande do Sul. Suas obras narram histórias do cotidiano do povo gaúcho e expõem as tradições do Rio Grande do Sul para o mundo. Sua história merece e precisa ser reconhecida”, pontua Paparico Bacchi.

Troféu José Mendes

Após a aprovação em plenário o projeto de resolução aguarda redação final para ser promulgado no Diário Oficial da Assembleia Legislativa. A proposta prevê a inclusão do Troféu Jose Mendes no Prêmio Vitor Mateus Teixeira, projeto criado por meio de resolução em 19 de agosto de 1997, em homenagem ao músico, cantor, compositor e cineasta Teixeirinha, com o objetivo de reconhecer, valorizar e incentivar os trabalhos e ações que divulguem a música e o artista gaúcho.

“Com a criação do Troféu José Mendes ,o Prêmio Teixeirinha fica ainda mais completo, pois anualmente serão premiados produtores e apresentadores de rádio e televisão que trabalham na promoção e difusão da música e a cultura regional”, destaca Paparico Bacchi. Os primeiros agraciados com o Troféu José Mendes serão conhecidos apenas em 2020. A programação da edição 2019 do Prêmio Vitor Mateus Teixeira já está fechada, com entrega de premiação prevista para o dia 4 de dezembro.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Grande Expediente

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30