AGENDA DA SEMANA
Atividades da Assembleia Legislativa de 18 a 22 de novembro
Olga Arnt - MTE 14323 | Agência de Notícias - 15:40 - 14/11/2019 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Celso Bender

A realização de uma sessão solene em comemoração ao Dia Estadual da Consciência Negra está entre as atividades da Assembleia Legislativa na próxima semana. Ocorre também a cerimônia de entrega do Prêmio Líderes & Vencedores, concedido pelo Parlamento gaúcho e pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) para valorizar personalidades, empresas e projetos sociais e culturais importantes para o Rio Grande do Sul.

Estão previstas ainda a realização de onze audiências públicas para tratar da prestação de contas da Secretaria Estadual da Saúde, impacto dos projetos governo na área da educação, novo Código de Energia Elétrica, feminicídio, cadeia produtiva da música, fornecimento de energia elétrica em áreas irregulares, transferência de pessoas com deficiência de abrigos públicos para clínica privada, complementação do ICMS no regime de susbtituição tributária, questão habitacional e prestação de serviços pelo IPE/Saúde. Além disso, duas novas frentes palamentares serão instituídas: Frente Parlamentar em Defesa da Pavimentação da BR-470 e Frente Parlamentar em Defesa da Família.

Segunda-feira (18)

Comissões
A Comissão de Saúde e Meio Ambiente, presidida pela deputada Zilá Breitenbach (PSDB), realiza audiência pública para apresentação do relatório do segundo quadrimestre da Secretaria de Saúde, às 9h, na Sala da Convergência Adão Pretto, térreo.

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, por proposição de sua presidente, deputada Sofia Cavedon (PT), promove audiência pública para debater o fechamento de turmas, redução do número de alunos, possível fechamento de escolas e os impactos, na área da educação, das propostas do governo do Estado para as carreiras do serviço público. O encontro acontece às 9h na Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga.

A Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, presidida pelo deputado Tiago Simon (MDB), realiza audiência pública, às 14h, no Plenarinho, 3º andar, para debater o novo Código Brasileiro de Energia Elétrica. A proposição é do deputado Dalciso Oliveira (PSB).

A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, presidida pelo deputado Sérgio Peres, realiza audiência pública para debater feminicídio e violência doméstica, às 19h, na Câmara de Vereadores de Montenegro, rua Álvaro Moraes, 1515, Centro. A proposição é do presidente do órgão legislativo.

A Comissão Especial da Cadeia Produtiva da Música e da Cultura Gaúcha, presidida pelo deputado Luiz Marenco (PDT), promove audiência pública, na Câmara de Vereadores de Pelotas, rua Quinze de Novembro, 207, para debater a situação da cadeia produtiva da música e da cultura gaúcha, às 16h.

A Comissão de Segurança e Serviços Públicos, presidida pelo deputado Jeferson Fernandes (PT), realiza audiência pública para debater a regularização do fornecimento de luz em áreas irregulares de Porto Alegre e Região Metropolitana. O encontro, solicitado pela deputada Luciana Genro (PSOL), ocorre, às 18h30, no Plenário Ana Terra da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, avenida Loureiro da Silva, 255, Centro Histórico.

Frente Parlamentar
Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Pavimentação da BR-470, que será presidida pelo deputado Rodrigo Lorenzoni (DEM), às 14h, na Sala Maurício Cardoso, 4º andar.

Mérito Farroupilha
A Assembleia Legislativa concede a Medalha do Mérito Farroupilha ao empreendedor Luciano Hang, por proposição do deputado Sérgio Turra (PP). A cerimônia acontece às 15h, no Salão Júlio de Castilhos.

Exposições
Exposição Respeite nossa Ancestralidade:Retratando a Beleza Negra com Diversos Olhares, da fotógrafa Lourdes Helena de Jesus da Rosa, no Espaço de Exposições Carlos Santos, hall de entrada da Assembleia Legislativa. A mostra permanece aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30.

Terça-feira (19)

Comissões
A Comissão de Constituição e Justiça, presidida pelo deputado Edson Brum (MDB), realiza reunião ordinária às 9h, na Sala Maurício Cardoso, 4º andar.

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, presidida pela deputada Sofia Cavedon (PT), realiza reunião ordinária às 9h, no Plenarinho, 3º andar. Em seguida, no mesmo local, promove audiência pública para debater a aplicação da Lei 10639/2003 nas escolas da rede estadual. A iniciativa é da presidente do órgão legislativo.

A Comissão de Assuntos Municipais, presidida pelo deputado Eduardo Loureiro (PDT), realiza reunião ordinária, às 9h, na Sala sarmento Leite, 3º andar.

Reuniões da Mesa
Às 10h, reúne-se a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa na sala da Presidência. Às 11h30, no mesmo local, os líderes de bancada definem a pauta de votação da semana. Veja a relação das matérias aptas para votação.

Sessão Plenária
Às 14h, no Plenário 20 de Setembro, realiza-se sessão ordinária. O período do Grande Expediente deve ser ocupado pelo deputado Tenente-coronel Zucco (PSL), que falará sobre o Dia da Bandeira.
A sessão será transmitida, ao vivo, pela TVAL (canal 16 da NET, canal aberto 61.2, portal www.al.rs.gov.br/tvassembleia e YouTube www.youtube.com/user/tvalrs); pela Rádio AL (www.al.rs.gov.br/radioassembleia) e pelo Facebook (www.facebook.com/assembleiars). Também é possível acompanhar o andamento da sessão pelo Twitter (www.twitter.com/assembleiars).

X Semana da Consciência Negra
Como parte integrante das comemorações da X Semana da Consciência Negra da Assembleia Legislativa, ocorre, às 14h30, na Sala José Lewgoy, 1º andar do Solar dos Câmara, a oficina de autoestima Sou Mulher Negra, Sou Linda.

Prêmio Líderes Vencedores
Às 19h, no Teatro Dante Barone, ocorre a solenidade de entrega do prêmio Líderes & Vencedores 2018. A distinção, conferida em cinco categorias, é promovida, desde 1995, pela Assembleia Legislativa e Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul).

O objetivo é valorizar o sucesso e destacar o êxito de personalidades, empresas e projetos sociais e culturais edificadores para o Rio Grande do Sul. Confira os agraciados deste ano no link abaixo: 
http://www.al.rs.gov.br/agenciadenoticias/destaque/tabid/855/IdMateria/318905/Default.aspx

Quarta-feira (20)

Comissões
A Comissão de Saúde e Meio Ambiente, presidida pela deputada Zilá Breitenbach (PSDB), realiza reunião ordinária, às 9h, na Sala Sarmento Leite, 3º andar,

A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, presidida pelo deputado Sérgio Peres (Republicanos), realiza reunião ordinária, às 9h, na Sala da Convergência Adão Pretto, térreo. Às 9h45, promove audiência pública, no mesmo local, para debater a transferência de pessoas com defeciência de abrigos residenciais da Fundação de Proteção Especial para clínica psiquiátrica privada. A iniciativa é da deputada Sofia Cavedon (PT).

A Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, presidida pelo deputado Tiago Simon (MDB), realiza reunião ordinária, às 9h, na Sala Alberto Pasqualini, 4º andar.

A Comissão de Defesa do Consumidor e Participação Legislativa Popular, presidida pelo deputado Elton Weber (PSB), realiza reunião ordinária, às 11h, no Planarinho, 3º andar, seguida de audiência pública para debater a sistemática de complementação do ICMS no regime de substituição tributária no Rrio Grande do Sul. A iniciativa é do deputado Giuseppe Riesgo (Novo).

A Comissão de Segurança e Serviços Públicos, presidida pelo deputado Jeferson Fernandes (PT), realiza audiência pública sobre a questão habitacional e o papel das políticas públicas do Estado, às 18h, no Espaço Convergência Adão Pretto, térreo, por solicitação do deputado Zé Nunes (PT). Às 19h, no município de Osório, realiza reunião regional da força de combate ao feminicídio, em conjunto com o Senado Federal e a Câmara dos Deputados. A reunião acontece no Centro Universitário Cenecista, na rua 24 de Maio, 141, Centro.

Sessão Plenária
Às 14h, no Plenário 20 de Setembro, realiza-se sessão solene alusiva ao Dia Estadual da Consciência Negra, seguida da entrega do troféu Carlos Santos e da Medalha Zumbi dos Palmares.
A sessão será transmitida, ao vivo, pela TVAL (canal 16 da NET, canal aberto 61.2, portal www.al.rs.gov.br/tvassembleia e YouTube www.youtube.com/user/tvalrs); pela Rádio AL (www.al.rs.gov.br/radioassembleia) e pelo Facebook (www.facebook.com/assembleiars). Também é possível acompanhar o andamento da sessão pelo Twitter (www.twitter.com/assembleiars).

Sarau Especial
Às 16h30, no Teatro Dante Barone, acontece Sarau Especial com a cantora Loma, com entrada grauita. A atividade faz parte das comemorações da X Semana da Consciência Negra da Assembleia Legislativa, cujo encerramento ocorre com a Marcha Zumbi e Dandara Independente, às 18h.

Quinta-feira (21)

Comissões
A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, presidida pelo deputado Adolfo Brito (PP), realiza reunião ordinária, às 9h, na Sala José Lutzenberger, 4º andar.

A Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle, presidida pelo deputado Elizandro Sabino (PTB), realiza reunião ordinária às 9h, na sala Alberto Pasqualini, no 4º andar.

A Comissão de Segurança e Serviços Públicos, presidida pelo deputado Jeferson Fernandes (PT), realiza reunião ordinária, às 9h, na Sala Maurício Cardoso, 4º andar.

A Comissão Especial da Revisão Legal, presidida pelo deputado Giuseppe Riesgo (Novo), realiza reunião de trabalho, às 14h, na Sala Sarmento Leite.

Subcomissão
A Subcomissão para debater a situação do IPE/Saúde, vinculada à Comissão de Segurança e Serviços Públicos, realiza reunião pública, às 10h, na Sala Maurício Cardoso, 4º andar, para debater a prestação de serviços por parte do IPE/Saúde.

Sessão Plenária
Às 14h, no Plenário 20 de Setembro, realiza-se sessão ordinária.
A sessão será transmitida, ao vivo, pela TVAL (canal 16 da NET, canal aberto 61.2, portal www.al.rs.gov.br/tvassembleia e YouTube www.youtube.com/user/tvalrs); pela Rádio AL (www.al.rs.gov.br/radioassembleia) e pelo Facebook (www.facebook.com/assembleiars). Também é possível acompanhar o andamento da sessão pelo Twitter (www.twitter.com/assembleiars).

Fórum Democrático
Reunião do GEAD Envelhecimento e do GEAD Mudanças Climáticas, às 15h, na Sala Maurício Cardoso, 4º andar.

Frentes Parlamentares
Instauração da Frente Parlamentar em Defesa da Família, que será presidida pelo deputado Eric Lins (DEM), às 18h, no Plenarinho, 3º andar. Está prevista a presença da secretária nacional da Família, Ângela Gandra Martins.

Sexta-feira (22)

Frentes Parlamentares
A Frente Parlamentar de Políticas Públicas Orientadas à Família, presidida pelo deputado Mateus Wesp (PSDB), promove a palestra Impacto das Novas Tecnologias Sobre as Famílias com a secretária nacional da Família. Ângela Gandra Martins, às 10h, no Memorial do Legislativo.

Escola do Legislativo
A Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan promove o workshop Projeto de Vida com o doutor em Psicologia pela Universidade Autônoma de Madri Paulo Kroeff. A atividade, que acontece às 14h, na Sala José Lewgoy, 1º andar do Solar dos Câmara, é voltado para estagiários e jovens em início de carreira.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Fachada da Alergs restaurada

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30