HOMENAGEM
Empresário Luciano Hang, da Havan, é distinguido com a Medalha do Mérito Farroupilha
Sheyla Scardoelli - MTE 6727 | Agência de Notícias - 18:10 - 18/11/2019 - Foto: Celso Bender
Zilá Breitenbach, Luciano Hang e Sérgio Turra
Zilá Breitenbach, Luciano Hang e Sérgio Turra

Em cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira (18) no Salão Júlio de Castilhos do Palácio Farroupilha, o empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, foi condecorado com a Medalha do Mérito Farroupilha, a mais alta honraria concedida pelo Parlamento gaúcho. O deputado Sérgio Turra (PP) foi o proponente da homenagem.

 Ao saudar o homenageado, o deputado Sérgio Turra destacou suas características de ousadia e posicionamento fortes. “Com convicção, em nome dos gaúchos, eu decidi reconhecer um empreendedor que pode ter vários defeitos, como todos nós. Mas nunca poderá ser acusado de morno!”, registrou, citando uma passagem bíblica do Livro do Apocalipse. Sobre a medalha, lembrou que deve ser conferida a quem contribui para o desenvolvimento econômico, social e cultural do estado. Turra relatou que o estado já tem quatro lojas da Havan em funcionamento: Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo e Santa Maria, e  até o final deste ano deverão ser inauguradas mais três: Viamão, Ijuí e Pelotas. Para 2020, estão previstas mais 11: Rio Grande, Canela, Canoas, Erechim, Gravataí, Guaíba, Capão da Canoa, Esteio, Porto Alegre, Novo Hamburgo e Lajeado. Ao todo, o plano envolve a abertura de 60 operações no RS.  “Isso sem contar a construção de quatro pequenas centrais hidrelétricas, com investimentos que ultrapassam a casa dos R$ 400 milhões”.

O deputado também considerou que seria mais fácil para o empresário não se envolver com a política. “Essa, aliás, tem sido a escolha da grande maioria do setor produtivo. Mas Luciano Hang escolheu trilhar o caminho mais difícil, se posicionando abertamente e dizendo o que pensa para o bem do Brasil”. Turra apontou que a crise que o estado atravessa deve servir para análise crítica e evolução. “Já passou da hora de superarmos aquela visão anacrônica que coloca o Estado como protagonista da economia”, declarou, considerando que o estado deve ser protagonista de reformas como as que estão sendo propostas em nível federal e estadual, e desta forma devolvendo a autonomia aos empreendedores e trabalhadores.

O parlamentar concluiu seu pronunciamento dizendo que a medalha simboliza dois dos valores que melhor representam o povo gaúcho: a coragem e a fé. “Coragem para agir apesar das intimidações, das adversidades, dos obstáculos; e fé como esperança inabalável no trabalho, no esforço do homem e nos propósitos de Deus”.

Representando a Mesa Diretora, a vice-presidente da AL, deputada Zilá Breitenbach (PSDB), assinalou que o empresário, mais que investimentos, estaria trazendo ânimo e motivação de empreender. “Não queremos mais ser um estado difícil para os empreendedores. Temos que facilitar, agilizar. Acreditem no Rio Grande! Com a força do povo gaúcho faremos as transformações!”, encorajou a parlamentar.

O homenageado manifestou-se após o deputado Turra e fez um relato da sua trajetória empresarial no RS. Luciano Hang registrou que devia sua entrada no estado ao presidente do Sindilojas POA, Paulo Kruse, e ao ex-governador Ivo Sartori, que o convenceram a acreditar que seria possível voltar a investir aqui. “Considerava o estado o mais burocrático do País. No tempo do PT, nada era possível. Fiquei dez anos aguardando a liberação de quatro pequenas centrais hidrelétricas. Quando a secretária Ana Pellini (secretária do Meio Ambiente do governo Sartori) me ligou informando da liberação das obras, fiquei muito feliz. E prometi que construiria 50 lojas no estado”. 

O empresário considerou que os tempos agora são outros. “Observo uma grande mudança no estado, que está mais aberto. Os gaúchos sabem o que querem, e não deixarão que a esquerda seja o problema que já foi”. Hang concluiu conclamando os gaúchos a voltarem ao estado. “Vocês têm um povo trabalhador e terras férteis. Venham comigo fazer deste o melhor estado do Brasil!”

Presenças
O Salão Júlio de Castilhos ficou lotado com deputados, prefeitos, vereadores, secretários municipais, empresários e representantes de federações e associações ligadas ao trabalho, comércio e indústria. Presentes os deputados Ernani Polo (PP), Frederico Antunes (PP), Vilmar Lourenço (PSL), Tenente-coronel Zucco (PSL), e Elizandro Sabino (PTB); e o deputado federal Marcel Van Hattem (Novo). Representando o governo do estado, o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rubens Bender, e o secretário de Estado de Logística e Transportes, Juvir Costella. Também presente o deputado emérito Francisco Turra, pai de Sérgio Turra e presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal.

Biografia
Luciano Hang nasceu em 11 de outubro de 1962, no Bairro Águas Claras, em Brusque/SC, mesma cidade onde deu início à história da Havan, em 1986, e na qual continua morando. Em 1986, aos 24 anos, percebendo que Brusque ganhava um novo impulso econômico baseado no turismo de compras, junto a um sócio, abriu uma pequena loja de 45 metros quadrados na Rua Primeiro de Maio para vender tecidos. Da junção dos nomes Hang e Vanderlei (então sócio), surgiria a marca HAVAN, reconhecida como a maior rede de lojas de departamentos do Brasil.

Hoje administra uma rede de lojas de departamentos com 98 unidades em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Pernambuco, Pará e Rondônia. A expectativa é ter mais de 100 lojas até o final de 2017.

Em seus empreendimentos, Luciano Hang gera mais de 12 mil empregos e recolhe mais de R$ 1 bilhão ao ano em tributos e benefícios. Até o fim do ano chegará a 20 mil empregos diretos gerados. Tem forte relação com a comunidade, através do apoio e incentivo a projetos sociais, culturais e esportivos. O empresário também acumula premiações, que são o reconhecimento das comunidades onde atua

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Medalha do Mérito Farroupilha, ao empreendedor Luciano Hang, da Havan

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30