PLENÁRIO
Pronunciamentos na tribuna nesta terça-feira
Vicente Romano* - MTE 4932 | Agência de Notícias - 16:24 - 19/11/2019 - Foto: Celso Bender
Deputado Zé Nunes na tribuna
Deputado Zé Nunes na tribuna

Veja abaixo os temas abordados pelos deputados durante o período das Comunicações da sessão plenária do Parlamento gaúcho desta terça-feira (19). A íntegra das manifestações pode ser ouvida no endereço www.al.rs.gov.br/legislativo, em áudios das sessões.

Zé Nunes (PT) reprovou o PL 507/2019, do Executivo, que altera o Estatuto e Plano de Carreira do Magistério Público do RS.

Fábio Ostermann (Novo) lamentou prejuízo dos estudantes com a promoção de greves anuais pelo Cpers/Sindicato.

Sofia Cavedon (PT) chamou o governador de covarde por atacar servidores e não exigir ressarcimento da Lei Kandir, e por não cobrar grandes devedores do Estado.

Valdeci Oliveira (PT) condenou propostas do Executivo para reforma estrutural do Estado. Leu poste de uma professora do Governador Eduardo Leite indignada com o pacote de medidas governamental. 

Rodrigo Marroni (Podemos) criticou os projetos do governo gaúcho que alteram carreiras e retiram direitos dos servidores públicos. “Estado não é para dar lucro. É para prestar serviços à população”, argumentou.

Luciana Genro (PSOL) disse que o pacote de medidas enviado pelo Executivo à Assembleia Legislativo “é o maior ataque aos direitos dos servidores gaúchos já ocorrido”. “Se professores e brigadianos tivessem altos salários, poderíamos discutir os cortes. Mas não é o caso. Os salários são aviltantes”, denunciou.

Rodrigo Wesp (PSDB) defendeu a necessidade de aprovar os projetos do governo, argumentando que, ao longo dos anos, o Estado vem gastando mais do que arrecada. “Dizem que o pacote do governador é um pacote de maldades, mas é ele que vai pagar o piso do magistério”, apontou.

Fernando Marroni (PT) também criticou as propostas do governo para tirar o Estado da crise e o pouco empenho do Executivo gaúcho para garantir o ressarcimento das perdas ocasionados pela Lei Kandir. “Os contribuintes gaúchos é que estão arcando com a conta, pagando ICMS majorado”, ressaltou.

* Colaboração de Olga Arnt

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Sessão Plenária

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30