INFRAESTRUTURA
Issur acompanha licitação para elaboração do EVTEA da RS-010
Mário Selbach - MTE 7954 | PP - 14:09 - 20/11/2019

O deputado estadual Issur Koch (PP) acompanhou nesta quarta-feira (20.11) a licitação para definição da empresa que ficará responsável pela elaboração de Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da RS-010. As propostas técnicas das duas empresas interessadas foram recebidas na Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag). Pela realização dos estudos sobre a viabilidade da RS-010, que incluem projeções sobre volume de tráfego, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) estipulou um limite de gastos de R$ 363 mil.

Conhecida como Rodovia do Progresso, a RS-010 é apontada como alternativa viária para o desenvolvimento regional há mais de uma década. Pelo traçado – que passa pelo município de Cachoeirinha - a estrada terá extensão de 41 quilômetros e servirá de interligação entre a RS-239, em Sapiranga, e a BR-290 (Freeway) em Porto Alegre. “O Vale dos Sinos e a Região Metropolitana têm especial interesse nessa estrada, especialmente neste momento em que se discute alternativas para a já saturada BR-116. Estamos aqui para acompanhar o processo e reafirmar nosso compromisso para as melhorias das condições de trânsito na mais populosa região do Estado”, destaca Issur, que preside na Assembleia Legislativa a Frente Parlamentar pela Extensão da BR-448 e busca melhorias no sistema viário regional.

O subsecretário da Central de Licitações do Estado, Amilton Santos Calovi, explicou que a abertura das propostas será realizada pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DAER), e terá como base a análise técnica e financeira das empresas que se habilitaram. “Serão analisadas duas variáveis – técnica e preço, tendo a primeira peso de 60% e a segunda de 40% na definição do vencedor”, enfatizou. De acordo com o edital, a empresa deverá apresentar os estudos em até seis meses. A estrada tem o propósito de ser uma nova alternativa de acesso entre as regiões da Serra, Vale do Paranhana, Vale do Sinos e Região Metropolitana, principalmente depois de concluída (previsão para o ano que vem, 2020) a duplicação da RS-118. Conforme o edital publicado pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), as propostas técnicas das empresas interessadas serão recebidas às 10h, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre.

Pela realização dos estudos sobre a viabilidade da RS-010, que incluem projeções sobre volume de tráfego, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) estipulou um limite de gastos em R$ 363 mil.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30