POLO NAVAL
Governador sugere avaliação para viabilizar dragagem de acesso ao canal de São José do Norte
Leonardo Ozório - MTE 19744 | MDB - 17:40 - 20/11/2019 - Foto: Felipe Dalla Valle/ Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite pediu ao secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, que avalie junto à Secretaria da Fazenda uma forma de viabilizar a dragagem no canal de acesso ao Porto de São José do Norte. O assunto foi discutido na tarde desta quarta-feira (20), no Palácio Piratini, com a participação de lideranças políticas e autoridades do setor portuário.

No encontro, o deputado estadual Fábio Branco (MDB) intercedeu em favor da realização do investimento. Acompanhado da prefeita Fabiany Zogbi Roig (PSB), apresentou sugestões ao Governo do Estado e elencou os benefícios para o desenvolvimento da Metade Sul.

“Entendemos como fundamental que o Estado dê protagonismo a esse processo. Assim, garantimos a retomada gradual do Polo Naval e de uma estrutura que, enquanto ativa, foi referência para a região em termos de competitividade, geração de emprego e renda”, justifica o deputado, que coordena a Frente Parlamentar de Portos e Atividade Naval na Assembleia Legislativa.

O diretor financeiro da EBR Estaleiros do Brasil, Carlos Rodrigues, por sua vez, lembra que a ampliação do calado, atualmente de 10 metros, para 12 metros permitiria a atracação de plataformas do tipo FPSO. Ao custo de aproximadamente R$ 20 milhões, o valor prevê a dragagem de 1 milhão de metros cúbicos no prazo de seis meses.

“Na fase de construção dos módulos foram gerados 950 empregos diretos. Com a integração do canal às plataformas, nossa expectativa é elevar esse número para 1,5 mil, além da geração de 3% de ICMS ao Estado na importação”, explica Rodrigues.

Também participaram da reunião o secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos, o secretário-adjunto de Logística e Transportes, Eduardo Krause, o diretor superintendente dos Portos do Rio Grande do Sul, Bruno Almeida, o secretário de Planejamento de São José do Norte, Danúbio Roig, entre outros.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30