SEGURANÇA E SERVIÇOS PÚBLICOS
Comunidade de Arroio Grande pede ajuda para recuperação da RS 473
Sheyla Scardoelli* - MTE 6727 | Agência de Notícias - 15:20 - 28/11/2019 - Foto: Luiz Morem

A pavimentação e o estado precário da RS 473, que vai da BR 116 até Rio Grande, foi tema de audiência realizada pela Comissão de Segurança e Serviços Públicos nesta quinta-feira (28). O proponente foi o deputado Zé Nunes (PT), que recebeu abaixo assinado de moradores da região buscando um espaço para discutir a situação.

Segundo o parlamentar, a demanda é antiga na Região Sul do Estado. “Os moradores da região já estão com esta demanda há muitos anos. Sabemos que o momento econômico do RS não é dos melhores, mas precisamos, ao menos, elaborar um projeto para a pavimentação e inserir a estrada na fila de investimentos em infraestrutura”, afirmou. O deputado ainda considerou que, até a elaboração do projeto, é necessário que seja feita a manutenção da rodovia.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arroio Grande, João César da Rosa, ressaltou o prejuízo socioeconômico causado pelas condições da estrada. “Hoje, ali na região, está localizada 25% da nossa produção de arroz, que é o nosso carro-chefe. Com as condições da estrada, complica muito a situação. Precisamos do básico para desenvolver o local, e o básico, para nós, é uma estrada de boa qualidade”.

O prefeito de Arroio Grande, Luís Henrique Pereira, relatou que com os problemas na estrada, a Balsa que ligava Rio Grande e Arroio Grande continuará desativada. “Caminhões e veículos mal conseguem transitar na estrada. Com isso, a Balsa de Travessia no Canal São Gonçalo, entre Rio Grande e Arroio Grande, continuará desativada, como está há três anos. Não aparece uma empresa para assumir, pois eles sabem que não haverá trafegabilidade para veículos na região”. Os problemas atingem também os estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santa Isabel, como contou a professora Eva Teresinha. “Os alunos saem da escola por volta das 12h e só chegam em casa às 16h, em um trajeto que não é tão longo. Isso acontece porque os veículos estragam no caminho”.

Marco Michelin, do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), ponderou que o DAER está com um orçamento reduzido, mas que vai colaborar na elaboração de projeto para a restauração e pavimentação da RS 473. Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e da Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios também colocaram os órgãos à disposição para auxiliar no que for possível na montagem e articulação do projeto de pavimentação. Da mesma forma, membros da Câmara Municipal de Herval e Arroio Grande demonstraram apoio às medidas propostas.

Como encaminhamento, o deputado Zé Nunes (PT) propôs a elaboração de um documento, a partir dos dados apresentados na audiência, para ser entregue em audiência com o  secretário de Logística e Transporte, Juvir Costella, onde se solicitaria também a inclusão da RS 473 em plano de recuperação.

* Com informações de André Lisbôa, estagiário de Jornalismo

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Segurança e Serviço Público Audiência Pública

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
PODCAST
21/01/2022 12:54 Semana AL em 60 segundos
BALANÇO - COMISSÃO DE CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS
BALANÇO - COMISSÃO DE ASSUNTOS MUNICIPAIS
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30