PREVIDÊNCIA
Bancada do Novo propõe ajustes na aposentadoria especial da Polícia Civil e Susepe
Maurício Tomedi - MTE 17018 | Novo - 12:14 - 03/12/2019 - Foto: Divulgação

A Bancada do Partido Novo está insatisfeita com uma das propostas de reforma apresentada pelo Piratini. Na contramão do pacote, o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 509/2019 institui um regime especial de aposentadoria para servidores da Polícia Civil e agentes penitenciários da Susepe. A proposta garante aos servidores que ingressaram nestes órgãos após 2003, além do direito de se aposentar mais cedo, os benefícios de integralidade salarial e paridade aos inativos.

A integralidade permite que servidores possam se aposentar com o salário mais alto da carreira, ao invés da média de contribuição. Já a paridade é uma vantagem que garante aposentados o direito de também receber reajustes salariais acima da inflação. Em âmbito federal, ambas as vantagens foram extintas desde 2003. Para alterar essa proposta, o Novo apresentou uma emenda ao PLC nº 509/2019 que retira os critérios da paridade e da integralidade, igualando o cálculo da aposentadoria destas categorias aos demais.

De acordo com o líder do Novo, Fábio Ostermann, estas medidas prejudicam a reforma e elevam o gasto público de forma injustificada. "Respeitamos os agentes policiais e penitenciários, mas esse projeto não está em sintonia com o pacote, se opõe à lógica reformista e, ao invés de contribuir para o corte de despesas, aumenta o déficit da previdência e cria injustiças", argumenta o deputado.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30