COMISSÃO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E COOPERATIVISMO
Deputados debatem estiagem e irrigação
Vicente Romano - MTE 4932 | Agência de Notícias - 11:49 - 13/02/2020 - Foto: Vinicius Reis
Medidas para minimizar os efeitos da seca que atinge o Rio Grande do Sul foi o assunto debatido durante o período dos Assuntos Gerais da reunião da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, ocorrida na manhã desta quinta-feira (13).
 
Primeiro a se manifestar sobre o assunto, o deputado Edson Brum (MDB) criticou a demora do governo do Estado em enfrentar o assunto.“Só ontem o governador Eduardo Leite entregou para a ministra da Agricultura a carta elaborada pela Famurs, Fetag e Farsul. Este documento já estava na mão da ministra, encaminhada pelo deputado Alceu Moreira (MDB/RS) e pelo senador Luiz Carlos Heinze (PP/RS), faz 20 dias”.
 
Conforme o parlamentar, não há nenhuma ação do Executivo estadual para solucionar o problema de falta de água para consumo humano na região Centro/Serra. O deputado relatou perdas nas lavouras de milho – que em algumas localidades chega a 100% - e soja. “A carência de recursos dos produtores vai acontecer daqui a 4, 5, 6 meses, quando não houver circulação de dinheiro nas cidades. O que vamos enfrentar este ano, há muito não acontecia na região”, projetou.
 
Edson Brum registrou sua indignação com a ausência do Estado neste processo. Ele informou que ainda não foi criado um cronograma de uso das máquinas da Secretaria de Agricultura para fazer poços artesianos. “Enquanto isso, estamos com 110 municípios em estado de emergência no Estado”, lamentou.
 
Já o presidente da Comissão, deputado Adolfo Brito (Progressistas) criticou a falta de homologação, por parte da Defesa Civil  gaúcha, do Estado de Emergência dos municípios atingidos pela estiagem. “Dos 110 municípios, menos de 15 estão com a homologação para que possam usufruir desta condição para renegociação de dívidas, prorrogação de prazos juntos aos Bancos”, afirmou. Ele sugeriu a adoção de um decreto estadual abrangendo todos os municípios.
 
Brito contou que na reunião de ontem, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse que vai chamar o BNDS para repassar recursos para a rede bancária, para ser aplicado em custeio e investimentos. O parlamentar informou que solicitou à ministra a liberação de recursos para produção de sementes, forrageiras e pastagens, para os produtores de leite, além de recursos destinados a famílias mais pobres. Adolfo Brito anunciou que, na próxima semana, a Comissão vai debater a criação de um projeto de irrigação para o Estado.
 
O deputado Aloísio Classmann (PTB) disse acreditar que a estiagem já atingiu cerca de 180 municípios, além dos afetados na região central do Estado. “Temos municípios das regiões da Produção e Sul na mesma situação”, garantiu. Ele relatou que conversou com o governador sobre a criação de programa de irrigação para pequena e média propriedade, com linha de financiamento e carência. “É preciso fazer este projeto imediatamente”, apontou.
 
Presenças
Participaram da reunião os deputados Adolfo Brito (Progressistas), presidente, Luiz Marenco (PDT), Aloísio Classmann (PTB), Edson Brum (MDB) e Neri, o Carteiro (Solidariedade).
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
SESSÃO PLENÁRIA
COMISSÃO DE CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS
COMISSÃO DE ECONOMIA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DO TURISMO
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30