SESSÃO PLENÁRIA
Pronunciamentos na tribuna nesta quinta-feira
Vicente Romano* - MTE 4932 | Agência de Notícias - 15:55 - 13/02/2020 - Foto: André Lisbôa
Deputado Pepe Vargas
Deputado Pepe Vargas

Veja abaixo os temas abordados pelos deputados durante o período das Comunicações da sessão plenária do Parlamento gaúcho desta quinta-feira (13). A íntegra das manifestações pode ser ouvida no endereço www.al.rs.gov.br/legislativo, em áudios das sessões.

Pepe Vargas (PT) lastimou os cortes dos programas federais que atendem aos mais pobres, especialmente no momento em que cresce a pobreza no país. O parlamentar disse que cerca de 200 mil famílias foram retiradas do programa Bolsa Família.

Adolfo Brito (PP) apelou ao governador a homologação urgente do estado de emergência de mais de 100 municípios, afetados pela estiagem que assola o RS. Ele anunciou, ainda, que a Comissão de Agricultura, na próxima semana, debaterá a criação de um projeto de irrigação no RS.

Mateus Wesp (PSDB) discorreu sobre o radicalismo das ideologias perante as políticas e programas dos governos estabelecidos democraticamente. O parlamentar apontou e lamentou a ideologização da política e religião.

Aloísio Classmann (PTB) também registrou a preocupação dos parlamentares com a estiagem que assola o Rio Grande do Sul. Destacou que 120 municípios já decretaram situação de emergência em função da seca. “Precisamos de políticas públicas imediatamente”, defendeu. Informou que sugeriu ao governador Eduardo Leite que o Estado apresente um projeto permanente de incentivo aos produtores, com linhas de crédito do Banrisul com juros subsidiados.

Tiago Simon (MDB) fez referência ao tema que considera extremamente importante para o Estado: o ressarcimento das perdas da Lei Kandir. Citou o apelo que seu pai, o ex-senador Pedro Simon, fez para que haja uma grande mobilização política no RS em torno da questão e informou que, na próxima segunda-feira, 15 partidos estarão reunidos na Capital para tratar da questão. Lembrou que, anualmente, o governo federal deixa de compensar R$ 3,9 bilhões em arrecadação de ICMS ao RS.  

Retornando à tribuna, Pepe Vargas (PT) retomou o tema da Lei Kandir, destacando as recentes manifestações de Pedro Simon, do presidente da Casa, deputado Ernani Polo (PP), e agora do deputado Tiago Simon (MDB) na tribuna. Ressaltou que o projeto de lei complementar que regulamentará a compensação das perdas da Lei Kandir está pronto desde 2018 para ser votado no Congresso Nacional. Por fim, comentou as declarações do ministro Paulo Guedes sobre a alta do dólar.

* Colaboração de Letícia Rodrigues

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Sessão Plenária

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30