ARTIGO
Precisamos valorizar a cultura Gre-Nal
Gaúcho da Geral* | PSD - 11:01 - 12/03/2020 - Foto: Jossoel Soares

"Chegamos ao primeiro de dois clássicos que irão marcar a história do futebol mundial. Sim, nosso bairrismo nos permite dizer que não existe nada mais relevante, quando falamos de futebol, do que o nosso Gre-Nal. As partidas, que serão disputadas na Arena e no Beira Rio, irão permear o imaginário do torcedor por décadas. É a estreia da rivalidade na Copa Libertadores!

O fato da dupla estar no grupo da morte da maior competição continental traz um peso especial aos jogos e, certamente, intensificará a mobilização no Estado. O Rio Grande do Sul, ao contrário do que dizem, não pára no Gre-Nal: ele se movimenta intensamente. Seja do ponto de vista emocional, seja impulsionando a economia, com hotéis e restaurantes lotados.

Grêmio e Internacional são dois patrimônios gigantescos dos gaúchos e levam o nome do Estado para o mundo inteiro, assim como suas torcidas, consideradas as mais fanáticas do Brasil. O nosso modo de torcer é diferente, repercute em todo o continente e deve ser preservado. A nossa forma de viver a arquibancada precisa ser reconhecida oficialmente como bem cultural.

O Gre-Nal faz parte da nossa identidade. Precisamos lutar, como sociedade, para que o futebol seja de todos, sem elitização. Buscar o clássico da inclusão também tem que ser uma bandeira aqui no Estado. Um exemplo disso é o trabalho que estamos fazendo pelo espaço dos autistas nos estádios. O esporte é do povo! A Arena do Grêmio receberá nesta noite mais de 50 mil torcedores e o mesmo acontecerá no Beira Rio, em abril. Serão duas belas festas. Que saibamos desfrutar desses dois jogos históricos da melhor maneira."

* Juliano Franczak, o Gaúcho da Geral - deputado estadual

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30