PARLAMENTO 2020
Assembleia Legislativa já realizou 384 reuniões em ambiente virtual desde início do distanciamento
Letícia Rodrigues - MTE 9373 | Agência de Notícias - 16:27 - 05/05/2020 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Reprodução / ALRS
4.846 pessoas participaram dos encontros virtuais
4.846 pessoas participaram dos encontros virtuais
De 23 de março a 30 de abril, o Parlamento gaúcho realizou 384 reuniões em ambiente virtual. Foram 344,8 horas de videoconferências com um total de 4.846 participantes. As informações são disponibilizadas pelo aplicativo Cisco Webex Meetings, usado pela Casa para as atividades não presenciais desde o início das medidas de isolamento social impostas pela disseminação do coronavírus.

No período, foram criadas 19 salas para atender aos diferentes setores do Legislativo gaúcho, como Presidência, Plenário, Comissões Parlamentares, entre outros que fazem parte da estrutura organizacional da Casa. A sala em que houve mais consumo de tempo foi a da Presidência da Casa, com um total de 113 horas. Nessa sala, além de reuniões entre o presidente Ernani Polo (PP) e diferentes setores da sociedade, estão sendo realizadas as reuniões de Mesa, de Líderes e as do Fórum de Combate ao Colapso Social e Econômico, criado pela Assembleia durante a pandemia. No total, os encontros da Mesa Diretora somaram 7,3 horas; os de Líderes, 6,2 horas; e os do Fórum, 46,3 horas.  

A sala do Plenário registrou 17 horas de uso no aplicativo. Elas se referem às três sessões extraordinárias virtuais realizadas nos dias 2, 8 e 22 de abril e ao teste realizado em 30 de março para dar início às deliberações não presenciais.

Já as salas das Comissões Parlamentares totalizaram 71 horas de videoconferências. A Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo foi a que mais utilizou a ferramenta para suas atividades, com um total de 21 horas. Em seguida, estão as comissões de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, com 17 horas; e a de Segurança e Serviços Públicos, com 15 horas. Também foram realizadas reuniões virtuais, no período, pelas comissões de Constituição e Justiça (CCJ); de Assuntos Municipais; de Saúde e Meio Ambiente; e de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle. Com exceção da CCJ, que retomou suas atividades no dia 28 de abril via Sistema de Deliberação Remota, as demais comissões estão realizando apenas reuniões informais, sem votação de projetos. 

A diretora do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), Graziela Pesenti, disse que a ferramenta escolhida foi uma grata surpresa, pois se demonstrou muito estável e segura até o momento. "Fomos pegos de surpresa pela pandemia e tivemos que encontrar, rapidamente, uma solução para manter as atividades da Casa em ambiente virtual e onde os usuários pudessem acessar de forma remota e segura", explicou. Um dos desafios, segundo ela, foi adaptar a solução de videoconferência ao regramento da Casa, limitando quem pode entrar nas salas e quem pode enviar conteúdos, por exemplo. 

"Ao mesmo tempo, sinto muito orgulho de perceber que a gente pôde responder de forma rápida às necessidades para manter a Assembleia funcionando e auxiliando o Estado a passar por esta crise", avaliou Graziela, destacando a parceria dos servidores do DTI e o apoio da equipe do fabricante. Para a diretora, a situação excepcional causada pelo coronavírus acabou quebrando o receio que muitos tinham dos encontros não presenciais. Ela acredita que a ferramenta poderá, inclusive, permanecer sendo utilizada após o período de distanciamento social caso seja deliberado pela gestão da Casa.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Reunião conjunta da presidência da AL com a Comissão de Saúde e Meio Ambiente, reunião virtual

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30