ARTIGO
O turismo gaúcho e o Coronavírus
Dalciso Oliveira | PSB - 15:14 - 14/05/2020

O coronavírus pegou todo mundo de surpresa, nenhum setor econômico estava preparado para a Pandemia. Quando propus a Frente Parlamentar de Fomento ao Turismo Gaúcho foi com muito entusiasmo por um setor que vinha crescendo há cinco anos consecutivos, mais do que a economia mundial e responsável direto pela geração de milhares de empregos. E agora, como acontecerá o turismo daqui para a frente neste novo cenário?

Num primeiro momento tudo indica que será um dos setores mais atingidos pela atual pandemia. Estudo recente da Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que o setor de turismo no Brasil deve ter queda de aproximadamente 40% no biênio 2020-2021 devido ao coronavírus, com redução maior que R$ 100 bilhões na receita. Fala-se que 2020 será um ano perdido para o turismo e há quem fale em uma década de recuperação.

Em primeiro lugar, serão necessários ajustes estruturais na nossa economia durante e após a pandemia, envolvendo questões de crédito, manutenção de contratos, empregos e renda mínima. O poder público precisa reestruturar seus canais de diálogo com os empreendedores, trabalhadores e entidades do setor. Lidar com a realidade de um potencial menor de pessoas circulando será um desafio para todos. Deverão ganhar espaço os conceitos de Infoturismo, utilizando e desenvolvendo ferramentas tecnológicas para facilitar as escolhas e as atividades dos turistas que serão, é verdade, em menor número.

Por fim, o poder público e a sociedade civil devem promover neste momento uma classificação dos estabelecimentos ligados ao turismo, com graus de certificação quanto à higiene/limpeza, distanciamento social e segurança de modo geral no que diz respeito aos riscos de contaminação, a exemplo do que já estão fazendo países como Portugal. Tenho certeza de que, com planejamento e organização, há muitos destinos gaúchos, especialmente no interior, seja nas regiões de fronteira, no litoral ou na serra, com ar limpo para ser respirado e possibilidade de estadia distanciada.

*Deputado estadual

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E DE PARTICIPAÇÃO LEGISLATIVA POPULAR
COMISSÃO DE ECONOMIA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DO TURISMO
COMISSÃO DE SEGURANÇA E SERVIÇOS PÚBLICOS
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30