PLENÁRIO
Bancada petista vota favorável a abertura de créditos por parte do Governo do Estado
Raquel Wunsch - MTE 12867 | PT - 16:34 - 21/05/2020 - Foto: Mauro Mello
Deputada Sofia Cavedon
Deputada Sofia Cavedon
A Assembleia Legislativa do RS apreciou, na tarde desta quinta-feira (21), o PL 103/2020 do Poder Executivo, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária para o exercício econômico-financeiro de 2020, além de autorizar a abertura de créditos extraordinários no Orçamento do Estado por conta da pandemia do Coronavírus.

Em nome da bancada petista, a deputada Sofia Cavedon afirmou que o PT vota favorável “pois tem a ver com este inusitado momento que é a pandemia, que já ceifou mais de 18 mil vidas no Brasil e está em ascendência aqui no RS”.

Para ela é necessário assegurar vidas e trabalhar a questão da renda mínima. “Ressalto aqui minha preocupação em relação a flexibilização que a gestão de Leite tem feito no Estado. Shoppings estão abrindo, linhas de ônibus estão sendo diminuídas e aglutinando pessoas no transporte público e não sabemos se temos suporte de saúde suficiente” relatou.

O governo Leite já havia publicado Decreto (nº 55.197) abrindo créditos extraordinários no valor de R$ 38.575.000 no Fundo Estadual de Saúde para o enfrentamento da Covid-19 utilizando como fonte as Emendas Parlamentares e a Consulta Popular (pagamentos de despesas de exercícios anteriores). A Bancada do PT foi contra emendas individuais por entender que estes recursos deveriam ser destinados à Consulta Popular, mas foi derrotada. Os respectivos R$ 8 milhões que poderiam ter sido utilizados pelo PT não o foram e já estavam à disposição do Executivo.

“Vamos aprovar estes créditos refletindo como foi importante não fazer aquelas emendas parlamentares antes. Sabemos que os demais deputados fizeram essas emendas e tudo foi utilizado na saúde, mas há queixas de que estes recursos não utilizaram critérios técnicos e nosso desejo era o de fortalecer a consulta popular” afirmou Sofia. O projeto foi aprovado por unanimidade.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30