MANDATO
Ritos legislativos são alterados com pandemia da Covid-19
Raquel Wunsch - MTE 12867 | PT - 17:30 - 21/05/2020 - Foto: Mauro Mello
A bancada do PT na Assembleia Legislativa votou favorável às alterações nos ritos legislativos, na tarde desta quinta-feira (21), em sessão extraordinária virtual. O PR 007/2020, da Mesa visa o restabelecimento do processo legislativo regimental na ALRS com emenda que preserva as falas de deputados e deputadas no espaço das comunicações parlamentares.

O líder petista, deputado Luiz Fernando Mainardi, iniciou sua fala saudando a chuva que ameniza os problemas causados pela estiagem que atinge o Estado desde o ano passado. “Além de saudar a chuva quero saudar as pessoas que rezam para que o governador atenda a que sofrem com a estiagem e que ele ainda não atendeu” lembrou.
Mainardi destacou os grandes nomes e políticos notórios que passaram pela ALRS ao falar da importância do debate político. “Nós não podemos esquecer que por este parlamento passaram muitos deputados que construíram a marca do RS. A história do Estado passa pelo parlamento e pelos grandes oradores desta Casa. Por isso não poderíamos tirar este espaço de manifestação” disse, referindo-se a emenda que assegurou duas manifestações de liderança proporcionalmente aos tamanhos das bancadas existentes na ALRS.

O projeto, aprovado por unanimidade, trata principalmente da retoma o processo legislativo regimental ordinário (quanto a tramitação, prazos), além da retomada oficial das reuniões das Comissões Técnicas Permanentes, das subcomissões e das Comissões Temporárias que serão realizadas por meio de videoconferência nos dias e horários regimentais, admitida a realização de audiências públicas, em ambiente virtual.

A bancada petista defendia o uso do tempo de liderança livre e das comunicações parlamentares. Após diálogo com as demais bancadas, a mesa acolheu a preocupação levantada pelos líderes petistas e apresentou emenda à resolução, incorporando uma fala de liderança para orientar o voto da bancada na hora de encaminhar a votação de cada projeto e o uso das comunicações parlamentares após a Ordem do Dia. “Estamos contemplados, embora achemos que ainda podemos aperfeiçoar mais, por ser esta casa símbolo dos grandes debates” finalizou Mainardi.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30