Presidência
Fórum da Assembleia Legislativa trata da competitividade em tempos de pandemia
Maicon Bock - MTE 11.813 | Presidência - 18:10 - 25/05/2020 - Foto: Joel Vargas
A competitividade em tempos de pandemia foi o principal assunto da 10ª reunião virtual do Fórum de Combate ao Colapso Social e Econômico, realizada na tarde desta segunda-feira (25). Bandeira de gestão de Ernani Polo (PP) na Presidência da Assembleia Legislativa, o tema foi abordado a partir de um estudo apresentado pelo CLP (Centro de Liderança Pública) que mostra o Rio Grande do Sul em sétimo lugar no ranking geral entre os Estados, com destaque para as áreas de inovação (2º lugar), sustentabilidade social (3º) e segurança pública (5º). A organização antecipou que divulgará nesta terça-feira (26) que o RS está em 20º lugar no ranking Covid-19, que leva em conta número de casos, ações efetivas de enfrentamento ao coronavírus e outros indicadores. Quanto mais distante da primeira posição, melhor. 

Na apresentação feita pelo gerente de Competitividade do CLP, José Henrique Nascimento, divulgada originalmente no fim do ano passado, São Paulo ficou pelo quinto ano consecutivo em 1º lugar, seguido de Santa Catarina e do Distrito Federal. Também estão à frente do RS, Paraná, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo. Lançado em 2019, o ranking mostra desafios para o Rio Grande do Sul: em educação (11º lugar), sustentabilidade ambiental (12º), capital humano (15º), potencial de mercado (15º), infraestrutura (18º) e solidez fiscal (27º). 

O gerente de Competitividade do CLP destacou a importância de discutir competitividade num momento como o atual, de grandes impactos devido ao coronavírus. Nascimento elogiou a Assembleia Legislativa pelo pioneirismo entre os Legislativos do país na escolha do tema da competitividade como marca de gestão e pela intenção de contribuir com o crescimento do Rio Grande do Sul. 

O presidente da Assembleia comentou sobre a linha central de sua gestão e a necessidade de ajustes devido ao coronavírus. “Desde o início, nosso enfoque foi na competitividade como forma de impulsionar o desenvolvimento do Estado. Entretanto, diante da crise que se instituiu no mundo todo, tivemos que remanejar um pouco nosso planejamento e agora retomamos com força este tema”, informou. Para Polo, a competitividade é um fator determinante para os setores produtivos enfrentarem o atual momento de dificuldade. "Talvez um dos legados mais importantes deixados pela pandemia seja a união, a solidariedade, predicados essenciais para o enfrentamento de qualquer crise", destacou. O parlamentar antecipou a ideia de realizar um seminário sobre o tema em julho.

Repercussões

Representante do governo do Estado na reunião, o secretário de Governança e Gestão Estratégica, Claudio Gastal, lembrou que, desde o início do ano passado, o governador Eduardo Leite (PSDB) debateu com seu secretariado o uso de ferramentas para avaliar a competitividade, como o CLP, no sentido de buscar alternativas para enfrentar a crise. "É bom termos à mão vários instrumentos para medir os desafios que temos pela frente. Normalmente, no Brasil, um ranking, uma base de dados, são instrumentos que alimentam nosso diagnóstico e, por conseguinte, embasam a tomada de decisão. Não obstante, todas as reformas do ano passado e as que estão previstas, seguem uma lógica, que é a busca da competitividade e o crescimento do nosso Estado", explicou. 

Presidente da Abimaq-RS (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos no RS), Hernane Cauduro elogiou a busca por soluções para a crise, que é o foco do Fórum. “Quero ressaltar a precisa apresentação do CLP sobre o cenário da competitividade dos Estados, e em especial do RS, pois nos traz dados e informações fundamentais para que tenhamos um norte para sairmos dessa crise", ressaltou Hernane. Daniel Randon, presidente do Transforma RS, também falou sobre a importância dos dados para os setores produtivos: "O que não é medido, não pode ser gerenciado. Nós temos cada vez mais que medir, para poder gerenciar os pontos principais.”

Simone Leite, presidente da Federasul, analisou que a última posição do Rio Grande do Sul no ranking de solidez fiscal mostra que o momento de agir é agora: “Está mais do que na hora de fazemos a reforma administrativa. Não podemos adiar mais”, completou. Já Mário Nascimento, diretor técnico da Famurs, sugeriu que o Rio Grande do Sul aproveite os números positivos no enfrentamento à Covid-19 como vantagem competitiva para uma retomada gradual da economia. Nesse sentido, citou a campanha “Escolha de Valor – Compre Produtos e Serviços Daqui”, lançada pela Assembleia Legislativa. “Temos que usar essa imagem de Estado seguro para se investir neste momento”, avaliou.

O que é o ranking

O ranking do CLP (Centro de Liderança Pública) analisa a capacidade competitiva dos 26 Estados brasileiros e do Distrito Federal. São 69 indicadores divididos em dez pilares (Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social) que servem para balizar os gestores públicos de cada Estado para alcançarem a excelência na gestão. 

O estudo é usado por 22 unidades da federação como forma de planejamento e atuação dentro da gestão estadual. É usado também por cidadãos e por investidores. Em setembro, deve ser divulgada a nova versão do levantamento.

Parlamentares na reunião

Participaram da 10ª reunião o deputado federal Giovani Cherini (PL/RS) e os deputados estaduais Zilá Breitenbach (PSDB), Frederico Antunes (PP), Paparico Bacchi (PL), Airton Lima (PL), Luis Augusto Lara (PTB), Sérgio Turra (PP), Luiz Henrique Viana (PSDB), Dirceu Franciscon (PTB) e Sebastião Melo (MDB).

*Colaboraram Alexandre Farina, Bethânia Helder, Fábio Paranhos e Joel Vargas
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
10º Forum de Combate ao Colapso Social e Econômico

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA, DESPORTO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30