ECONOMIA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E TURISMO
Balanço das atividades da Comissão de Economia no 1º semestre
Vicente Romano - MTE 4932 | Agência de Notícias - 16:30 - 31/07/2020 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Reprodução / ALRS
Debates abrangentes e setoriais avaliaram impactos e retomada das atividades econômicas 

Neste semestre, a Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Sebastião (MDB) debruçou-se sobre o acompanhamento da crise economia gerada pela pandemia mundial da Covid-19.

Os parlamentares discutiram, ainda, os efeitos da seca que atingiu o Rio Grande do Sul (RS); o cenário da ciência tecnologia e inovação; a reforma tributária; a comercialização da safra de tabaco; a liquidação da Ceitec e a suspensão das operações da Mercado Livre em Gravataí. O colegiado promoveu também reunião da Frente do Turismo (Frentur). Foram realizadas 14 reuniões ordinárias, uma emergencial e quatro audiências públicas.

Análises 
Com o objetivo de projetar os impactos da Covid-19 na economia, o colegiado promoveu três encontros com catedráticos ao logo do semestre. Foram ouvidos os professores da Ufrgs Ronald Hillbrecht e Alessandro Damásio, e realizado um debate entre os professores Fernando Ferrari Filho (Ufrgs) e Cristiano Oliveira (Furg) sobre a intervenção do Estado ou o modelo neoliberal como fórmulas para minimizar os efeitos da pandemia na atividade econômica.

Reabertura
Além das conferências gerais sobre o tema, o colegiado se reuniu com setores da economia gaúcha para tratar de ocorrências específicas. A Comissão, ao longo do semestre, discutiu a reabertura e liberação de funcionamentos de diversos ramos de atividades, estagnados pelos decretos de isolamento social dos governos estadual e municipal. Os parlamentares realizaram reuniões com o Consórcio dos Municipios da Região Metropolitana (Granpal) para tratar da crise do transporte coletivo; com o setor imobiliário; bares e restaurantes; shopping centers; academias e clubes, com a participação do secretário de Esportes e Lazer, João Derly; cadeia cultural e transporte público e escolar.

Os deputados ouviram também dirigentes dos bancos públicos gaúchos (Banrisul, Badesul e BRDE) sobre acesso a linhas de créditos para pequenas empresas, estagnadas pela crise pandêmica.

Composição
A Comissão de Economia é composta pelos deputados Sebastião Melo (MDB), presidente, Carlos Búrigo (MDB), vice-presidente, Fernando Marroni (PT), Zé Nunes (PT), Adolfo Brito (PP), Aloísio Classmann (PTB), Pedro Pereira (PSDB), Dalciso Oliveira (PSB), Eduardo Loureiro (PDT), Fabio Ostermann (Novo) Ruy Irigaray (PSL) e Eric Lins (DEM).

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, reunião virtual: A Economia da Cultura em Tempos de Crise.

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30