COMISSÃO DO MERCOSUL E ASSUNTOS INTERNACIONAIS
Balanço das atividades da Comissão do Mercosul no 1º semestre
Vicente Romano - MTE 4932 | Agência de Notícias - 16:40 - 31/07/2020 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Joel Vargas
A elaboração de um protocolo sanitário único para as cidades de fronteira entre Brasil e Uruguai movimentou a Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa neste primeiro semestre do ano. Os debates e as ações que costuraram o acordo binacional pautaram quatro das seis reuniões realizadas pelo colegiado, presidido pelo deputado Frederico Antunes (PP).

Já em vigência, o acordo binacional envolve ações complementares na área da saúde nos dois lados da fronteira, como a desinfecção diária de ambientes públicos pelas prefeituras, restrição à circulação de pessoas e medidas educativas. Além disso, o governo uruguaio fornecerá exames RT-PCR (de biologia molecular) para testar gaúchos sintomáticos ou não, que tenham tido contato com pessoas positivadas. As análises serão feitas por laboratórios de universidades brasileiras.

O projeto piloto de ações sanitárias para o combate à Covid-19 nas cidades fronteiriças de Santana do Livramento (Brasil) e Rivera (Uruguai) é o primeiro firmado entre dois países para enfrentar a pandemia na América Sul e considerado como um modelo que pode ser seguido em outras áreas.

Pampa
Além do protocolo sanitário, os parlamentares debateram o valor histórico e cultural da identidade da Nação Pampa. O colegiado recebeu, em 4 de março a editora Nilza Dornelles, promotora do 1° Congresso Internacional da Nação Pampa, que engloba o Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina.

Composição
A Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais é composta pelas deputadas Zilá (PSDB), Franciane Bayer (PSB) e os deputados Frederico Antunes (PP ), presidente, Gerson Burmann (PDT), vice-presidente, Carlos Búrigo (MDB), Vilmar Zanchin (MDB), Fernando Marroni (PT), Luiz Fernando Mainardi (PT), Luís Augusto Lara (PTB), Tenente-Coronel Zucco (PSL), Airton Lima (PL) e Fábio Ostermann (Novo).
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, reunião virtual

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
COMISSÃO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA, PESCA E COOPERATIVISMO
COMISSÃO MISTA PERMANENTE DE DEFESA DO CONSUMIDOR E DO CONTRIBUINTE E DE PARTICIPAÇÃO LEGISLATIVA POPULAR
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30