BALANÇO DO 1º SEMESTRE
Veículos institucionais mantêm cobertura e transmissão das atividades da ALRS durante a pandemia
Letícia Rodrigues - MTE 9373 | Agência de Notícias - 09:36 - 07/08/2020 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Joel Vargas
No primeiro semestre de 2020, a pandemia do coronavírus modificou  o funcionamento das atividades na Assembleia Legislativa, com a adoção de teletrabalho para servidores e parlamentares. Nesse contexto, os veículos da Casa mantiveram a cobertura jornalística e a transmissão das reuniões de comissões, sessões plenárias e eventos institucionais, que passaram a ser realizados de forma virtual. 

Uma das novidades área da comunicação foi que a TV Assembleia passou a transmitir, ao vivo, todas as reuniões, podendo veicular até quatro eventos simultaneamente no seu canal no YouTube. A medida, adotada em junho com a retomada das ativiades das comissões, tem possibilitado que as reuniões de onze comissões permanentes que se reúnem ordinariamente de terça a quinta-feira possam ser exibidas ao mesmo tempo.

Outra iniciativa foi a cedência da grade de programação da TV Assembleia para a exibição de 40 horas de aulas semanais. O canal transmite aulas de reforço para estudantes do Ensino Médio que estão se preparando para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A iniciativa é resultado de um convênio entre a Assembleia e governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e da TVE. A transmissão das aulas na TV Assembleia, que ocorre em horários diferentes dos veiculados na TVE, começou em maio e segue até o fim de outubro. 

Ainda foram realizadas, nas redes sociais e na mídia do RS, ações publicitárias de conscientização da sociedade sobre as medidas sanitárias para o enfrentamento à pandemia. O material divulgado buscou incentivar o uso de máscaras, os protocolos para higiene das mãos e o respeito ao distanciamento social, entre outras ações.

Publicidade
Outras duas campanhas publicitárias foram o destaque durante o primeiro semestre: Valores que Ficam e Escollha de Valor. Elas também foram veiculadas na mídia do estado e nas redes sociais da Casa. 

A campanha Valores que Ficam  incentiva os contribuintes gaúchos que têm imposto a pagar, no modelo completo de declaração, a destinarem até 3% para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e outros 3% para os Fundos da Pessoa Idoso. Criada em 2019, ela teve continuidade nesse ano e o resultado, divulgado pela Receita Federal em julho, aponta que houve crescimento de 19,7% passando de R$ 14,793 milhões em 2019 para R$ 17,705 milhões em 2020 destinados aos fundos.

Já a campanha Escolha de Valor - Compre Produtos e Serviços Daqui incentiva o comércio local do RS e é um dos desdobramento das discussões do Fórum de Combate ao Colapso Social e Econômico, conduzido pelo presidente Ernani Polo (PP) desde 26 de março. Além de conscientizar a população para a adoção de medidas de prevenção nos estabelecimentos, como o uso de máscaras, o distanciamento social e a frequente higienização das mãos, a campanha defende que o consumidor faça valer o seu poder de escolha, priorizando produtos e serviços do seu bairro, da sua cidade, do Rio Grande do Sul e do Brasil. 

Agência de Notícias
Responsável pela cobertura jornalística das atividades do Parlamento gaúcho, a Agência de Notícias da ALRS publicou, de janeiro a junho de 2020, 1.351 matérias, entre as produzidas pela Agência, setores da Casa, bancadas e gabinetes parlamentares, e 8.805 fotografias. No mesmo período, o portal de notícias teve 780,4 mil acessos e o portal de fotografia, 36,5 mil acessos.

Rádio Assembleia
A transmissão de programa com o presidente Ernani Polo (PP) em cadeia de rádio para todo o Rio Grande do Sul foi o destaque das atividades da Rádio Assembleia no primeiro semestre de 2020. No dia 8 de abril, a partir do estúdio da Rádio Assembleia, Polo abordou as medidas adotadas pela Casa a partir da pandemia do coronavírus e respondeu a perguntas enviadas por profissionais das emissoras sobre a estiagem que assolava o Estado, a crise econômica e a atuação dos deputados estaduais. A apresentação foi do superintendente de Comunicação e Cultura, André Machado.

De janeiro a junho de 2020, a equipe da Rádio AL produziu 220 matérias relativas às atividades parlamentares. Ao longo do período, o portal da Rádio registrou 63,6 mil acessos. Além da cobertura das atividades da Casa, a Rádio transmite ao vivo, em cadeia com a TV Assembleia, as sessões plenárias, as atividades de comissões e os eventos institucionais da ALRS.

Todo o material publicado está disponível para download no formato MP3. O acesso à Rádio AL ocorre através do endereço www.al.rs.gov.br/radioassembleia, onde também é possível fazer os downloads.

TV Assembleia
Na programação, a novidade foi a série Desafios da Competitividade, focada na análise dos cenários econômicos e perspectivas para que o Rio Grande do Sul avance em inovação. Com estreia no fim de maio, a série é composta de 11 episódios com duração de cerca de 27 minutos cada, que abordarão os problemas e as possíveis saídas para que o Estado supere obstáculos em áreas como infraestrutura, dinâmica produtiva e gestão pública e privada. 
 
De fevereiro a 26 de julho, a TV Assembleia exibiu 639 horas de transmissões ao vivo, entre sessões plenárias, atividades das comissões permanentes e temporárias, além de eventos institucionais e dos programas Jornal da Assembleia e Boletim de Notícias. Na programação inédita diária, a TV AL transmitiu 189 horas de programação com os programas Democracia e Aulas do Enem. Já na programação inédita semanal, foram 38 horas de programação, com programas como Agro RS em Foco, Capítulo Zero, Faça a Diferença e Sarau do Solar, entre outros.

A TV AL pode ser sintonizada pelo canal aberto digital 61.2, na Região Metropolitana de Porto Alegre; pelo canal 16 da NET, na capital e cidades-polo; e pela internet, no endereço www.al.rs.gov.br/tvassembleia e YouTube www.youtube.com/user/tvalrs.

Redes Sociais
As atividades da Casa também são divulgadas por meio das redes sociais do Parlamento gaúcho. No Facebook (www.facebook.com/assembleiars), o número de seguidores passou de 52 mil em novembro de 2019 para 62,7 mil até julho de 2020. No mesmo período, o número de seguidores no Twitter (www.twitter.com/assembleiars) passou de 41,6 mil para 46,4 mil. Já o perfil no Instagram (www.instagram.com/assembleiars/) passou de 5,2 mil para 10,3 mil seguidores.
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