PRESIDÊNCIA
Assembleia Legislativa implementará sistema híbrido de votação
Maicon Bock - MTE 11813 | Agência de Notícias - 17:11 - 16/09/2020 - Foto: Joel Vargas
Com sessões virtuais desde 19 de março devido à pandemia, a Assembleia Legislativa está preparada para implementar um sistema híbrido de votação. O novo modelo permitirá que parte dos deputados esteja no plenário durante as sessões enquanto outros participam das votações remotamente para evitar aglomerações. A ferramenta, desenvolvida pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI)  da Casa, foi testada nesta semana.

“Para que possamos implementar o sistema híbrido, precisamos aprovar uma alteração na resolução de plenário que fixou o sistema deliberativo atual. Antes disso, porém, por determinação constitucional, teremos de votar os projetos que tramitam atualmente em regime de urgência. Depois, vamos começar a implementar esse novo modelo, já que as questões técnicas e operacionais foram superadas”, informou o presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo (PP).

No sistema criado especialmente para as votações, cada parlamentar pode registrar presença e conferir a lista de projetos que serão votados na sessão. A ferramenta também permite verificação de quórum. No momento da votação, o sistema informa dados do projeto para que cada deputado escolha entre as opções “Sim” ou “Não”. Todos podem assinalar seu voto simultaneamente. Atualmente, no modelo de deliberação remota, o presidente precisa registrar os votos questionando um parlamentar por vez.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Assembleia testa sistema híbrido de votação

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30