AGENDA DA SEMANA
Atividades da Assembleia Legislativa de 21 a 25 de setembro
Letícia Rodrigues - MTE 9373 | Agência de Notícias - 12:30 - 18/09/2020 - Edição: Marinella Peruzzo - MTE 8764 - Foto: Joel Vargas
Plenário deve apreciar projetos da reforma tributária na quarta-feira
Plenário deve apreciar projetos da reforma tributária na quarta-feira
Votação dos projetos da Reforma Tributária, fórum regional sobre competitividade e o Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema são alguns dos destaques da programação de atividades do Legislativo gaúcho na semana de 21 a 25 de setembro. Todas ocorrem em ambiente virtual, conforme definição da Mesa Diretora, que prorrogou a suspensão das atividades presenciais na Casa até 6 de outubro em função da pandemia do coronavírus.

Os três projetos que compõem a proposta de Reforma Tributária do governo do Estado chegam ao plenário na quarta-feira (23), após terem sua votação adiada por deliberação dos líderes de bancada. Protocolados na Casa em 10 de agosto, em regime de urgência, os projetos trancam a pauta de votações, devendo ser os primeiros a serem deliberados. 

Já na quinta-feira (24), ocorre a 6ª edição do fórum digital regional do seminário Competitividade pelo Rio Grande - Juntos para Recomeçar, com lideranças da Região Central. As outras edições do evento, que começou em agosto, reuniram autoridades das regiões Metropolitana e Litoral Norte; dos Vales; da Serra e Hortênsias; Sul e Campanha e Fronteira Oeste.

E também ocorre a exibição dos 19 curtas-metragens selecionados para o Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema - Mostra Gaúcha de Curtas 2020, dentro do 48ª edição do Festival de Cinema de Gramado, que será virtual devido à pandemia. A exibição, por serviço de streaming, ocorre entre sábado (19) e terça-feira (22). Os vencedores das 11 categorias do prêmio serão conhecidos em solenidade na quarta-feira (23).

Confira a programação completa da semana

SEGUNDA-FEIRA (21)

Comissões
A Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, presidida pelo deputado Sebastião Melo (MDB), realiza audiência pública virtual, às 14h, para tratar sobre projeto de instalação de um porto marítimo no Município de Arroio do Sal. A proposição é do deputado Gabriel Souza (MDB). 

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, presidida pela deputada Sofia Cavedon (PT), realiza, às 14h, webnário sobre Agricultura Familiar na Merenda Escolar: Caminhos para a Efetivação. Serão palestrantes o presidente da Famurs, Maneco Hassen; o prefeito de Chiapetta, Éder Luís Both; a secretária Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de São Francisco de Paula, Damiane Maria Boziki; o presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do RS (Consea/RS), Juliano de Sá; e o presidente da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes/RS), Gervásio Plucinski. 

Prêmio AL de Cinema
Segue a exibição, por serviço de streaming, dos 19 curtas-metragens que concorrem ao Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema - Mostra Gaúcho de Curtas 2020, que integra a 48ª edição do Festival de Cinema de Gramado. Eles já começam a ser exibidos no final de semana, divididos em 4 programas, de acordo com as classificações indicativas dos filmes. A premiação acontece no dia 23 de setembro.

Programa 1
  • Dois Homens ao Mar (Porto Alegre), de Gabriel Motta 
  • O que Pode um Corpo? (Porto Alegre), de Victor Di Marco e Márcio Picoli 
  • O luto impossível (Porto Alegre), de Bruno Carboni 
  • Pra Ficar Perto (Sapucaia do Sul), de Lucas dos Reis
  • O Céu da Pandemia (Porto Alegre), de Marina Kerber
  • Quando te Avisto (Santa Maria), de Denise Copetti e Neli Mombelli
Programa 2
  • Teste de Elenco (Porto Alegre), de Marcos Kligman e Mariany Espindola
  • Letícia Monte Bonito 04 (Pelotas), de Julia Regis
  • Construção (Pelotas), de Leonardo da Rosa
  • Ver a vista (Sapucaia do Sul), de Daniel de Bem
  • Deserto Estrangeiro (Porto Alegre), de Davi Pretto
Programa 3
  • Fragmentos ao Vento 1945 (Porto Alegre), de Ulisses Da Motta 
  • Sopa Noir (São Leopoldo), de Beatrice Petry Fontana
  • Corpo Mudo (Santa Cruz do Sul), de Marcela Schild
  • Magnética (Porto Alegre), de Marco Arruda
Programa 4
  • Bochincho – O Filme (Porto Alegre), de Guilherme Suman 
  • Um Pedal (Canoas), de Alexandre Derlam
  • Desencanto (Porto Alegre), de Richard Tavares
  • Lacrimosa (Porto Alegre), de Matheus Heinz
TERÇA-FEIRA (22)

Comissões
A Comissão de Constituição e Justiça, presidida pelo deputado Fábio Branco (MDB), realiza reunião ordinária às 9h, via Sistema de Deliberação Remota. 

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, presidida pela deputada Sofia Cavedon (PT), realiza reunião ordinária às 9h, via Sistema de Deliberação Remota. No período de Assuntos Gerais, estará em debate a defesa da democracia e da autonomia universitária.

A Comissão de Assuntos Municipais, presidida pelo deputado Eduardo Loureiro (PDT), realiza reunião ordinária às 9h, via Sistema de Deliberação Remota.

Reuniões de Mesa e Líderes
Às 10h, reúne-se, por videoconferência, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Às 11h30, também de forma virtual, os líderes de bancada definem a pauta de votações da sessão deliberativa a ser realizada na semana seguinte. 

Escola do Legislativo
Às 14h, a Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan promove Encontro com Universitários do curso de Direito da Estácio. A atividade, com participação do procurador-geral da ALRS, Fernando Ferreira, ocorre em ambiente virtual.

Prêmio AL de Cinema
Segue a exibição, por serviço de streaming, dos 19 curtas-metragens que concorrem ao Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema - Mostra Gaúcho de Curtas 2020, que integra a 48ª edição do Festival de Cinema de Gramado. A premiação acontece no dia 23 de setembro.

QUARTA-FEIRA (23)

Comissões
A Comissão de Saúde e Meio Ambiente, presidida pela deputada Zilá Breitenbach (PSDB), realiza reunião ordinária às 9h, via Sistema de Deliberação Remota.

A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, presidida pelo deputado Sérgio Peres (Republicanos), realiza reunião ordinária às 9h, via Sistema de Deliberação Remota. 

A Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, presidida pelo deputado Sebastião Melo (MDB), realiza reunião ordinária às 9h, via Sistema de Deliberação Remota. 

A Comissão de Defesa do Consumidor e Participação Legislativa Popular, presidida pelo deputado Elton Weber (PSB), realiza reunião ordinária às 11h, via Sistema de Deliberação Remota. 

Sessão Extraordinária Virtual
Às 14h, realiza-se sessão extraordinária virtual via Sistema de Deliberação Remota. Confira as 13 matérias a serem deliberadas.

A sessão será transmitida, ao vivo, pela TVAL (canal aberto 11.2, canal 16 da Net/Claro, portal www.al.rs.gov.br/tvassembleia e YouTube www.youtube.com/user/tvalrs); pela Rádio AL (www.al.rs.gov.br/radioassembleia) e pelo Facebook (www.facebook.com/assembleiars). Também é possível acompanhar o andamento da sessão pelo Twitter (www.twitter.com/assembleiars).

Prêmio AL de Cinema
Às 18h, ocorre a entrega de prêmios do Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema - Mostra Gaúcho de Curtas 2020. Os 19 curtas-metragens, exibidos entre os dias 19 e 22 por serviço de streaming, concorrem em 11 categorias: Melhor Filme; Melhor Ator; Melhor Atriz; Melhor Direção; Melhor Roteiro; Melhor Fotografia; Melhor Montagem; Melhor Direção de Arte; Melhor Música (Trilha Sonora); Melhor Edição de Som (Desenho de Som); e Melhor Produção Executiva. Além do troféu, os vencedores recebem prêmios em dinheiro - R$ 8 mil para o melhor filme e R$ 4 mil para cada uma das demais categorias.

A atividade será transmitida, ao vivo, pelo canal da TV Assembleia no YouTube (www.youtube.user/tvalrs) e nos canais digitais do Festival de Cinema de Gramado.

QUINTA-FEIRA (24)

Comissões
A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, presidida pelo deputado Adolfo Brito (PP), realiza reunião ordinária às 9h, via Sistema de Deliberação Remota. 

A Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle, presidida pelo deputado Luís Augusto Lara (PTB), realiza reunião ordinária às 9h, via Sistema de Deliberação Remota. 

A Comissão de Segurança e Serviços Públicos, presidida pelo deputado Jeferson Fernandes (PT), realiza reunião ordinária às 9h, via Sistema de Deliberação Remota. Às 9h30, promove audiência pública para tratar da possível privatização do Grupo CEEE e como estão sendo tratados pelo governo estadual os passivos do Grupo. A proposição é do presidente do órgão técnico e do deputado Edegar Pretto (PT).

Fóruns regionais
Às 14h, ocorre a 6ª edição do fórum digital regional do seminário Competitividade pelo Rio Grande - Juntos para Recomeçar. Lideranças da Região Central discutirão ações para melhorar a competitividade do RS. 

O evento será transmitido, ao vivo, pela TV Assembleia (canal aberto 11.2 e YouTube www.youtube.com/user/tvalrs), pela Rádio Assembleia (www.al.rs.gov.br/radioassembleia) e pelo Facebook (www.facebook.com/assembleiars).

Sarau do Solar Virtual
A artista Marietti Fialho é a atração do Sarau do Solar Virtual. Acompanhada dos músicos Cláudio Costa e Márcio Bandeira, ela apresenta o show autoral Inteira, a partir das 18h. 

A live será transmitida, ao vivo, pela TVAL (canal aberto 11.2, canal 16 da Net/Claro e YouTube www.youtube.com/user/tvalrs) e pelo Facebook (www.facebook.com/assembleiars).

SEXTA-FEIRA (25)
Não há atividades institucionais programadas 

*Com informações fornecidas pelos gabinetes e assessorias. Programação sujeita a alterações
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Sessão Plenária Virtual - 24ª edição

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30