Artigo
O RS tem jeito
Fábio Ostermann | Novo - 09:18 - 19/02/2019
O cenário atual do estado do Rio Grande do Sul é aterrador. Enfrentamos hoje uma grave crise fiscal que sufoca cada vez mais a população e impede que tenhamos acesso a serviços básicos. Nosso estado vem perdendo dinamismo econômico e está assistindo crescer a violência e se esvair, ano após ano, a esperança de que o Rio Grande do Sul tem jeito.

Nós que, outrora, nos orgulhávamos de ser o celeiro do país, atualmente deixamos de ser competitivos e caímos pelas tabelas em praticamente todos os indicadores socioeconômicos. Há tempos nossas façanhas já não servem mais de modelo a toda terra.

Diante disso, aumenta a responsabilidade que a Assembleia Legislativa tem de reverter esse quadro, pois é por ela que passaram boa parte das medidas equivocadas - seja por ação ou omissão - que nos trouxeram até aqui. E é por ela também que passarão as soluções para tirarmos o nosso estado do atoleiro.

Faço parte, juntamente com meu colega Giuseppe Riesgo, de um grupo de 28 novos deputados estaduais eleitos para representar o povo gaúcho nos próximos quatro anos. Formamos a primeira bancada da história do Partido Novo na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Sabemos que o caminho para superarmos o atual cenário não é fácil. E o primeiro passo é reconhecer que já não há dinheiro suficiente para tudo o que gostaríamos de ter. O Governo do Estado não cabe mais nas costas do cidadão gaúcho nem nos bolsos do contribuinte. Precisamos enxugar urgentemente o tamanho da máquina pública, bem como rever privilégios históricos instalados em cada um dos Poderes.

Nosso desafio é imenso. Mas com coragem, visão de longo prazo e capacidade de aprendermos com os erros e acertos do nosso passado encontraremos um caminho. Somente dessa forma voltaremos a bradar aos quatro ventos nossas façanhas e a afirmar com convicção: o RS tem jeito!

*Cientista político e deputado estadual 

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30