55ª LEGISLATURA
Retorno de titulares e resultado de eleições municipais modificam composição da ALRS em 2020
Letícia Rodrigues - MTE 9373 | Agência de Notícias - 09:30 - 30/12/2020 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Joel Vargas
Patrícia Alba assumiu vaga de suplente na Casa em dezembro e se torna titular em janeiro
Patrícia Alba assumiu vaga de suplente na Casa em dezembro e se torna titular em janeiro
Dois titulares das bancadas do MDB e PSL retornaram à Casa em 2020. Também houve mudanças na composição das bancadas da ALRS em função de troca partidária.

Em 21 de fevereiro, o deputado Ruy Irigaray (PSL) deixou a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo e reassumiu sua vaga, o que fez com que fosse retomada a composição inicial da 55ª Legislatura. Com a saída de Irigaray, em 2019, para o governo do Estado, quem assumiu sua vaga foi 1º suplente da coligação Rio Grande Acima de Tudo (PSL/DEM), Rodrigo Lorenzoni (DEM). Até o retorno do titular, o PSL, que elegeu quatro titulares nas eleições de 2018, ficou com três cadeiras, enquanto o DEM, que elegeu dois representantes, ganhou mais um assento no Parlamento gaúcho.

O outro titular que reassumiu sua vaga, em 15 de dezembro, foi Juvir Costella (MDB), que estava como secretário estadual dos Transportes. Além do retorno de Costella, a bancada do MDB também passou por modificações em função da vitória, nas eleições municipais de novembro, de Sebastião Melo e Fábio Branco para as prefeituras de Porto Alegre e Rio Grande, respectivamente. 

Melo renunciou ao mandato em 8 de dezembro para se dedicar à transição da prefeitura da Capital. Em seu lugar, o 1º suplente do MDB, Carlos Búrigo, que, até então, estava substituindo Costella, tornou-se titular na vaga de Melo. Para o lugar de Costella, na ocasião, foi empossada a 2ª suplente da bancada, Patrícia Alba, que deixou a Casa dias depois com o retorno de Costella,. A deputada, porém, retornou em 23 de dezembro, com o retorno de Costella ao governo do Estado. Em janeiro, ela torna-se titular com a saída de Fábio Branco, tornando-se titular.

Para a vaga de Costella em 2021, será convocada a 3ª suplente da bancada, que é a vereadora reeleita de Porto Alegre Nadia Gerhard. Caso ela não aceite, será chamado o próximo da lista, Beto Fantinel. Nadia Gerhard enfrenta uma dificuldade caso queira assumir: como ela migrou do MDB para o DEM, poderia ter a vaga questionada na Justiça por infidelidade partidária.

Troca partidária
Ainda houve mudança na composição da ALRS em função de troca partidária. Em março, o deputado Rodrigo Maroni, eleito pelo Podemos, desfiliou-se da sigla e filiou-se no Partido Republicano da Ordem Social (PROS). Com isso, foi extinta a bancada do Podemos na Casa e criada a bancada do PROS, já que Maroni é o único integrante de sua bancada.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Sessão Especial Pública

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30